logo RCN

Maternidade Darcy Vargas inaugura Centro de Indução de Parto Normal

  • Foto: Sheila Fernandes/Comunicação MDV -

Novo espaço amplia capacidade de atendimento e reforça humanização do parto na unidade

A Maternidade Darcy Vargas (MDV), em Joinville, está finalizando a revitalização do espaço que abrigará o novo Centro de Indução de Parto Normal. A unidade, própria da Secretaria de Estado da Saúde, terá seis leitos, o dobro da capacidade anterior, e está estrategicamente localizada próxima à emergência e ao centro obstétrico, reduzindo deslocamentos das equipes médicas e proporcionando maior agilidade no atendimento.

Além da ampliação da estrutura, o novo espaço contará com um jardim interno planejado para caminhadas das gestantes, favorecendo o bem-estar e a evolução do trabalho de parto. A revitalização inclui adequações como abertura de portas, pintura, reformas elétricas e instalação de novo mobiliário. As camas PPP (Pré-parto, Parto e Pós-parto) garantirão mais conforto e funcionalidade, enquanto a assistência será prestada 24 horas por enfermeiros e equipe médica especializada em materno-infantil e obstetrícia.

O Centro de Indução de Parto Normal oferece práticas farmacológicas e não-farmacológicas para auxiliar as gestantes no início do trabalho de parto, proporcionando mais conforto e privacidade. Todos os serviços seguem os protocolos do Ministério da Saúde, com foco na maturação do colo uterino.

“Fazendo valer o título do prêmio Dr. Pinotti, como Hospital Amigo da Mulher, nós instituímos esse protocolo de indução. Nosso objetivo é acomodar as pacientes mais próximas do Centro Obstétrico, num ambiente mais confortável e privativo que confere uma assistência mais adequada às gestantes. O projeto foi elaborado por todos da equipe multiprofissional e visa garantir uma melhor humanização do trabalho de parto”, destacou o diretor geral, Fábio Magrini.

A maternidade realiza cerca de 500 partos por mês, sendo 60% normais, e é referência estadual no Atendimento Especializado da Tríade: mãe-filho-família, em Gestação de Alto Risco e em UTI Neonatal. O Banco de Leite Humano da MDV, que integra a Rede Global dos Bancos de Leite Humano (rBLH), presta apoio e assistência às mães no processo de amamentação, reforçando o compromisso da unidade com a saúde materno-infantil em Santa Catarina.

Segunda Chamada de ACTs da Rede Estadual de Ensino começa nesta terça-feira Anterior

Segunda Chamada de ACTs da Rede Estadual de Ensino começa nesta terça-feira

EUA suspendem tarifas aplicadas ao Canadá durante 30 dias Próximo

EUA suspendem tarifas aplicadas ao Canadá durante 30 dias

Deixe seu comentário