logo RCN

Ópera itinerante leva espetáculos gratuitos a seis cidades de Santa Catarina

  • Fotos: Maria Antônia Oliveira -

Projeto "Curta! Ópera Curta" democratiza o acesso à arte lírica com apresentações entre os dias 11 e 20 de fevereiro

A arte da ópera vai percorrer Santa Catarina em fevereiro com o projeto "Curta! Ópera Curta", que levará ao público duas produções de pequena duração: "O Telefone", de Gian Carlo Menotti, e "O Segredo de Susanna", de Ermanno Wolf-Ferrari. As apresentações acontecerão em seis cidades catarinenses: Joaçaba, Jaraguá do Sul, Joinville, Criciúma, Florianópolis e Blumenau, sendo que a capital receberá duas sessões especiais. A estreia será no dia 11 de fevereiro, no Teatro Alfredo Sigwalt, em Joaçaba, com entrada gratuita. Todas as apresentações começam às 20h.

Com o objetivo de democratizar o acesso à cultura e descentralizar as produções artísticas, o projeto busca ampliar o alcance da ópera em diferentes regiões do Estado. Além do impacto cultural, a iniciativa também visa estimular o desenvolvimento econômico local e promover a inclusão social, oferecendo espetáculos de alta qualidade a novos públicos.

"Curta! Ópera Curta" também prevê apresentações gratuitas em escolas públicas, como forma de incentivar a formação de novas plateias e aproximar os estudantes da arte lírica. A soprano Carla Domingues, idealizadora do projeto, destaca a importância de tornar a ópera acessível. “Nossa ideia é garantir que pessoas acima de 10 anos tenham a oportunidade de vivenciar esse universo artístico”, afirma.

Em Florianópolis e Blumenau, o espetáculo contará com a participação especial da Camerata Florianópolis, sob a regência do maestro Jeferson Della Rocca. A direção artística é de Carla Domingues, com coordenação geral de Maria Elita Pereira. No elenco, estão o barítono Leonardo Estévez, residente em Buenos Aires, o tenor Flávio Leite, que também assina a direção cênica e a concepção dos cenários, e o ator Pablo Assi. O figurino é assinado por José Alfredo Beirão.

O espetáculo é viabilizado pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC), Fundação Catarinense de Cultura e Governo de Santa Catarina. A entrada é gratuita ou a preços populares, dependendo do local da apresentação.

Ópera itinerante leva espetáculos gratuitos a seis cidades de Santa Catarina Anterior

Ópera itinerante leva espetáculos gratuitos a seis cidades de Santa Catarina

Santa Catarina terá dia de calor intenso seguido por temporais Próximo

Santa Catarina terá dia de calor intenso seguido por temporais

Deixe seu comentário