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Eixo Copacabana é inaugurado neste final de semana em Joinville

  • Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -

Investimento de mais de R$ 14 milhões visa melhorar mobilidade e segurança hídrica na Região Sul

A Prefeitura de Joinville realizou no domingo (10) a entrega da tão aguardada obra de Requalificação do Eixo Copacabana, como parte das comemorações dos 173 anos da cidade. O evento contou com a presença do prefeito Adriano Silva, da vice-prefeita Rejane Gambin, além da comunidade e outras autoridades locais.

Com um investimento total de R$ 14.139.776,94, financiado pelo município através de um empréstimo junto ao Banco do Brasil, a obra foi executada pela empresa Infrasul, vencedora da licitação. O projeto contemplou a pavimentação e drenagem de 3,6 quilômetros das ruas Copacabana, Antônio Bernardo Tromm, Francisco Alves, Sorocaba e Antônio Ramos Alvim, no bairro Floresta.

O prefeito Adriano Silva enfatizou a magnitude da obra, destacando seus benefícios para a comunidade: "Essa é uma obra gigantesca, não só de requalificação, mas principalmente na parte da drenagem, que trouxe uma segurança hídrica para a região. Para a mobilidade, facilita muito ter o asfalto no lugar do paralelepípedo em uma rua com o fluxo de veículos intenso como a Copacabana."

Moradores como Patricia Flavia Sumik expressaram sua satisfação com a conclusão da obra após décadas de espera: "Mudou muita coisa. Desde que eu moro aqui já se falava em asfaltar, porque essa rua era um caos. Agora está muito melhor para transitar."

A requalificação não apenas melhorou a infraestrutura viária, mas também trouxe soluções para problemas recorrentes, como enchentes, através da instalação de uma nova rede de drenagem com maior capacidade de vazão pluvial. A execução das obras de drenagem representou um dos principais desafios do projeto, exigindo grandes escavações e instalação de tubos de concreto em profundidades que chegaram a superar cinco metros.

O secretário de Infraestrutura Urbana, Jorge Sá, ressaltou a importância da drenagem para a região e destacou o planejamento rigoroso que permitiu o sucesso da obra: "O sucesso do prazo e da obra foi possível porque temos um planejamento que foi cumprido rigorosamente."


Pavimentação asfáltica na rua Copacabana melhora mobilidade e segurança no trânsito de Joinville

A pavimentação asfáltica da rua Copacabana, em Joinville, traz não apenas uma nova cara para a região, mas também melhorias significativas na mobilidade urbana e segurança viária. A rua Copacabana é um dos principais eixos de acesso à cidade, conectando importantes vias como a Santa Catarina, o Terminal Sul e a BR-101.

Com a conclusão das obras, a fluidez do trânsito na região melhorou consideravelmente, beneficiando não apenas motoristas, mas também os usuários do transporte coletivo. A rua Copacabana é rota para 10 linhas de ônibus que transportam diariamente cerca de 4,8 mil passageiros. Além disso, aproximadamente 10 mil veículos circulam pela via diariamente, de acordo com um estudo da Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano.

Dentro do projeto de pavimentação asfáltica, foram realizadas diversas melhorias, incluindo a revisão do sistema de drenagem pluvial, estruturação das ruas, implantação de revestimento asfáltico, construção de meio-fio e bocas de lobo. A Companhia Águas de Joinville também realizou obras de tubulação antes da pavimentação, garantindo a integridade do sistema.

Para complementar as melhorias na infraestrutura, o Departamento de Trânsito (Detrans) executou ações de sinalização horizontal e vertical em diversas vias da região, incluindo a rua Copacabana e suas transversais. Placas, calotas, tachões, lombadas e uma infraestrutura cicloviária foram instalados, proporcionando maior segurança aos usuários.

Rotatórias foram implantadas nos cruzamentos das ruas Copacabana com a Francisco Alves e com a Antônio Ramos Alvim, visando aumentar a fluidez e segurança no trânsito. Faixas de conversão e aceleração foram adicionadas nas esquinas com as ruas Jaroslau Clemente Pesch e Américo Vespúcio, complementando um binário implantado nestas vias.

O investimento do Detrans na parte de sinalização da Requalificação do Eixo Copacabana totalizou R$ 131.607,76, incluindo serviços de sinalização viária como pintura, delimitadores e placas, visando garantir uma circulação mais segura e organizada para todos os usuários.


Parceria da comunidade

Durante o processo de Requalificação do Eixo Copacabana, a Secretaria de Infraestrutura Urbana de Joinville enfrentou um desafio adicional: manter a mobilidade e minimizar os transtornos para os moradores e usuários da região, onde as obras tiveram início em março de 2022.

Com um intenso fluxo de veículos na rua Copacabana, incluindo ônibus que acessam a garagem da empresa Gidion, uma das operadoras do transporte coletivo da cidade, a Seinfra precisou montar um esquema logístico eficiente para garantir que as obras não paralisassem a região.

Para isso, foram realizados encontros mensais com os moradores, buscando entender suas necessidades e minimizar os impactos das obras. Fernando Luis da Silva, presidente da Associação de Moradores do Floresta, ressaltou a importância desses encontros: "Participei de 20 reuniões junto à Seinfra levando as demandas dos moradores. É uma obra muito importante para o bairro, que vai trazer desenvolvimento para o comércio e mobilidade."

José Leopoldo Leite, presidente da Associação de Moradores do KM 7, também destacou a relevância da obra e o impacto positivo que terá na região: "Era uma obra muito aguardada, porque tem um trânsito bastante grande e atende quem entra e sai da BR-101. Foi um resultado fantástico, não só no asfalto, mas também na obra de drenagem."

Além das reuniões com os moradores, a Secretaria de Esportes organizou atividades recreativas e esportivas na rua Copacabana durante as manhãs de domingo, permitindo que a comunidade desfrutasse do espaço enquanto as obras avançavam. Essas iniciativas visam não apenas manter a mobilidade, mas também fortalecer o diálogo e a integração entre os cidadãos durante o período de transformações urbanas.

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