logo RCN

Celesc apresenta dispositivo inteligente para medição de consumo de energia elétrica

  • Foto: Divulgação -

Projeto desenvolvido em parceria com pesquisadores visa proporcionar maior controle e eficiência no uso de eletricidade

A Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) revelou nesta quarta-feira (27) o resultado de um projeto inovador que resultou no desenvolvimento de um dispositivo inteligente para medição e monitoramento de consumo de energia elétrica. O evento, realizado no Ágora Tech Park, em Joinville, contou com a presença dos pesquisadores envolvidos na criação do equipamento.

A iniciativa surgiu como parte do programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), sendo executada pela Celesc. O dispositivo foi projetado para ser facilmente instalado em residências, permitindo a medição do consumo de energia de circuitos específicos. Isso possibilita aos consumidores verificar detalhadamente o uso de eletricidade por equipamentos como ar-condicionado, chuveiro e iluminação.

"Com este medidor inteligente, será possível acompanhar o consumo minuto a minuto em um aplicativo, para que o cliente consiga visualizar onde ele utiliza a energia que chega até a sua casa", explicou o coordenador do projeto, André Meffe.

Os dados coletados pelo dispositivo são transmitidos via wi-fi ou GPRS para um servidor central, e um software dedicado permitirá aos clientes acompanhar as informações em tempo real. "Com este equipamento, vislumbramos uma mudança de hábito nas famílias, onde elas poderão entender como consomem energia em detalhes, não apenas na quantidade de quilowatts ou no valor da fatura", afirmou Sérgio Ramos, gerente administrativo financeiro da Celesc em Joinville e também gerente do projeto de pesquisa.

"Quando investimos em PD&I, temos avanços em áreas importantes para a Companhia e vislumbramos também a melhoria da eficiência operacional e dos serviços para os nossos clientes, além da criação de produtos que gerem retorno para a empresa", destacou Roberto Kinceler, gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Celesc.

Curso gratuito para pedreiro de alvenaria tem inscrições abertas em Joinville Anterior

Curso gratuito para pedreiro de alvenaria tem inscrições abertas em Joinville

Ambulatório do Hospital São José tem primeira etapa da reforma concluida Próximo

Ambulatório do Hospital São José tem primeira etapa da reforma concluida

Deixe seu comentário