logo RCN

Parque em São Francisco do Sul lança Centro de Visitantes em comemoração aos 18 anos de existência

  • Foto: Adrio Centeno / IMA -

A novidade conta com hall de exposições, espaço de convivência, loja, café e mirante, além da Sede Administrativa e Espaço de Pesquisas com laboratório e alojamentos

O Parque Estadual do Acaraí, em São Francisco do Sul, completa 18 anos de existência no sábado (23). O parque celebra a preservação da Mata Atlântica, além de ser ponto turístico para a cidade. Políticas públicas municipais e estaduais são fortemente priorizadas, através de ações de preservação, recuperação e restauração. A Mata Atlântica é um dos biomas mais ameaçados do planeta e, por isso, o parque representa uma conquista para todos os catarinenses.

Para deixar a data ainda mais especial, o parque fará o lançamento oficial da obra da Sede Administrativa e do Centro de Visitantes. “A construção do Centro de Visitantes do Parque Acaraí é um sonho antigo de todos que estão ligados à preservação ambiental no município de São Francisco do Sul”, comenta o coordenador do parque, Bruno Pesserl.

Imagem Ilustrativa do projeto da Sede Administrativa e do Centro de Visitantes


No local haverá um auditório, hall de exposições, espaço de convivência, loja, café e mirante, além da Sede Administrativa e Espaço de Pesquisas com laboratório e alojamentos. “Esperamos fazer uma grande contribuição com a educação ambiental do município, e com a qualificação do turismo sustentável nas nossas praias”, conclui o coordenador.

A unidade possui uma área aproximada de 6.667 hectares, na planície litorânea da ilha de São Francisco, somado o arquipélago Tamboretes, áreas de valor cênico, relevância em biodiversidade e o mais importante remanescente contínuo de ecossistemas costeiros em Santa Catarina formado pela restinga da Praia Grande.

O Parque é administrado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), com apoio do Governo do Estado. O IMA administra Unidades de Conservação de Proteção Integral da categoria Parque que permitem a visitação pública, e também, da categoria Reserva Biológica, onde o manejo ambiental é restrito e o acesso só é permitido a pesquisadores. O agendamento de visitas a todas as Unidades é realizado somente de forma on-line pelo site do IMA.

Sobre o Parque

O complexo hídrico existente na área, formado pelo rio Acaraí, que dá o nome ao Parque, nascentes do rio Perequê e lagoa do Capivaru, é responsável pelo abrigo, reprodução e alimentação de várias espécies aquáticas, que somado à Vegetação de Restinga e de Floresta das Terras Baixas do Domínio da Mata Atlântica, constituem local para proteção da flora e fauna, entre elas as endêmicas e ameaçadas de extinção.

Já foram identificadas no Parque Estadual Acaraí: 337 espécies vegetais, 176 espécies de aves, 35 espécies de répteis (5 tartarugas marinhas, 1 cágado de água doce, 1 crocodiliano, 6 lagartos, 1 anfisbenídeo e 19 serpentes), 17 espécies de anfíbios, 20 espécies de mamíferos não-voadores e 38 espécies de peixes no Rio Acaraí.

Parque em São Francisco do Sul lança Centro de Visitantes em comemoração aos 18 anos de existência Anterior

Parque em São Francisco do Sul lança Centro de Visitantes em comemoração aos 18 anos de existência

Jovem morre ao colidir em cavalo na Rodovia Duque de Caxias, em São Francisco do Sul Próximo

Jovem morre ao colidir em cavalo na Rodovia Duque de Caxias, em São Francisco do Sul

Deixe seu comentário