logo RCN

10ª edição do Seminário Municipal de Educação promove igualdade racial em Joinville

  • Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -

Evento discute estratégias para combater o racismo e promover equidade nas escolas e na comunidade escolar da cidade

A Secretaria de Educação de Joinville realizou com sucesso a 10ª edição do Seminário Municipal de Educação para Promoção da Igualdade Racial, um marco na luta contra o racismo, preconceito e discriminação. O evento, que ocorreu recentemente, teve como objetivo principal discutir ações concretas para enfrentar esses desafios dentro das Escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) da Rede Municipal de Ensino, além de sensibilizar toda a comunidade escolar.

Desde 2015, quando Joinville aderiu à campanha da Organização das Nações Unidas (ONU) que proclamou a década de 2015 a 2024 como a "Década Internacional de Afrodescendentes", o seminário tem sido um espaço vital para promover a conscientização e ações efetivas nesse sentido. Segundo Cleberson de Lima Mendes, diretor executivo da Secretaria de Educação, eventos como esse são essenciais para fortalecer a equidade entre os estudantes:

"O seminário é muito importante porque aborda a temática da desigualdade, o que conversa com nossa missão de fazer uma educação que transforma, sem deixar ninguém para trás. Trabalhar com uma educação étnico-racial é provocar essa reflexão e gerar oportunidades para todos."

Um dos pontos altos do evento foi a palestra intitulada "Implicações de uma educação com equidade étnico-racial", ministrada pelo renomado professor doutor Gustavo Forde, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Forde é reconhecido por seus estudos e pesquisas em afrodescendência e relações étnico-raciais na educação, trazendo um olhar crítico e construtivo para o debate.

Além disso, o público presente, composto por profissionais da Rede Municipal de Ensino, teve a oportunidade de conhecer e prestigiar dez trabalhos desenvolvidos em Escolas e CEIs. Esses trabalhos foram selecionados a partir de um levantamento realizado pela Secretaria de Educação, que identificou 112 práticas voltadas para a temática em unidades municipais.

"Essas práticas demonstram o comprometimento dos nossos professores com a valorização da cultura africana, afrobrasileira e indígena, sendo implementadas de forma efetiva nas salas de aula. Também evidenciam que respeitar as diferenças é fundamental para avançarmos em direção a uma sociedade mais justa", destaca Cleberson.

Apesar de indícios de racha, estrutura do PCC já está consolidada Anterior

Apesar de indícios de racha, estrutura do PCC já está consolidada

Cidade do Rio de Janeiro anuncia fim da epidemia de dengue Próximo

Cidade do Rio de Janeiro anuncia fim da epidemia de dengue

Deixe seu comentário