Sucesso de público marca Feira Direto do Campo em Joinville
-
Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação -
Mais de 30 expositores e 3,5 mil visitantes participaram da edição de primavera na Ceasa
O final de semana de tempo bom foi o cenário perfeito para a edição de primavera da Feira Direto do Campo, que ocorreu neste sábado e domingo (13 e 14), na Ceasa de Joinville, com a presença de grande público.
Com a participação de mais de 30 expositores e público estimado de 3,5 mil visitantes, o evento se consolida como importante vitrine e gerador de renda para a agricultura familiar de Joinville e região.
De acordo com Luiz Carlos da Maia, diretor da Unidade de Desenvolvimento Rural, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Joinville, a feira resultou em conexões positivas para o público e para os expositores. “A Feira Direto do Campo está cada vez mais estruturada e com maior adesão da comunidade de Joinville”, afirma.
Além disso, a participação de outras secretarias municipais, como a Secretaria de Esportes e Secretaria da Saúde, contribuiu para que o evento tivesse mais atrações e serviços para o público.
Sucesso em vendas e relacionamento
Durante os dois dias de evento, o público pôde fazer as suas compras diretamente com o produtor rural, com produtos fresquinhos e preços diferenciados. Para os expositores, a Feira Direto do Campo é uma oportunidade para impulsionar as suas vendas e, também, para conquistar novos clientes e expandir mercado.
A agricultora Rosane Fürst de Souza já tinha visitado a Feira Direto do Campo e, nessa edição, estreou como expositora comercializando amora congelada e hortaliças com certificação orgânica.
Na feira, Rosane vendeu cerca de 90 quilos de amora congelada, o que corresponde à quantidade que ela comercializa, em média, no período de um mês.
“Foi uma experiência muito boa. A nossa ideia é estar novamente nas próximas edições”, avalia Rosane.
Outro sucesso de vendas na Feira Direto do Campo foram os produtos comercializados pelos produtores da Associação Joinvillense de Agroindústrias Artesanais Rurais (AJAAR).
As 26 famílias da AJAAR que participaram da edição da feira conquistaram o público com delícias como pastel, queijos temperados, queijinho com nata, nata, salames e linguiças defumadas na lenha de frutíferas, strudell, biscoitos, bolos, pães e cucas, produtos da linha sem glúten e sem lactose, produtos à base de banana, como banana-passa, banana com chocolate, chips de banana, além de melado, muss, geleias, brownie, biscoitos, entre outros.
“Nessa edição, vendemos R$ 48 mil. Além de quase todos os produtos, vendemos mil pastéis e o café com leite também foi um sucesso. Nossa produção é artesanal e familiar, então a Feira Direto do Campo é muito importante porque atinge um grande público. Com o contato, as pessoas gostam do produto e voltam a procurar os produtores mesmo fora dos eventos”, afirma a produtora Cynara Andrade Ceccel.
Diversão, vacinação e novas famílias para os pets
Além do crescimento de público, a cada edição a Feira Direto do Campo traz em programação serviços e atrações diferenciadas, sempre direcionadas a toda a família.
No último final de semana, a Secretaria de Esportes (Sesporte) animou o evento com atividades do Dia do Lazer, assim como o Jacaré Fritz, do projeto Expresso das Águas da Companhia Águas de Joinville (CAJ).
Já a Secretaria da Saúde (SES) esteve presente com a sua Unidade Móvel de Vacinação e ofertou todos os imunizantes do Calendário Vacinal, com destaque para a vacina contra a gripe.
Outro destaque foi a feira de Adoção de Animais do Centro de Bem-Estar Animal (CBEA) de Joinville. Ao todo, quatro pets, sendo três cães e um gato que estavam sendo atendidos no CBEA, foram adotados e ganharam uma nova família.
A Feira Direto do Campo teve, ainda, artesanato com a feira de economia solidária EcoSol, com variados produtos artesanais.
A Feira Direto do Campo
A Feira Direto do Campo tem o objetivo de fortalecer a Agricultura Familiar, fomentando a comercialização de produtos agrícolas, criando condições para ampliar e impulsionar a produção da agricultura rural e urbana em Joinville.
O evento é uma iniciativa da Unidade de Desenvolvimento Rural (UDR) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE) da Prefeitura de Joinville, em parceria com a Epagri, Ceasa, Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina) e Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (SAPE).
Também participam os agricultores de Joinville e municípios ligados à Amunesc (Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina), Amvali (Associação dos Municípios do Vale do Itapocu) e Amplanorte (Associação dos Municípios do Planalto Norte).
Deixe seu comentário