Atletas de kickboxing defendem incentivos públicos para modalidade em Joinville

  • Foto: CVJ/Divulgação -

Professores e competidores pedem inclusão da modalidade em programas da Secretaria de Esportes e reforço no fomento municipal

Atletas de kickboxing, modalidade de artes marciais que combina chutes e socos, apresentaram nesta terça-feira (16) na Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ) um apelo por maior apoio do poder público. A pauta foi sugerida pelo vereador Mateus Batista (União Brasil).

Juliana Werner, competidora com 60 lutas e campeonatos mundiais no currículo, relatou a dificuldade de manter a carreira sem patrocínio ou auxílio financeiro. Professora, ela destacou que a maioria dos atletas precisa conciliar trabalho e treinos, o que limita a dedicação integral ao esporte. Juliana sugeriu que o kickboxing seja incluído nos programas da Secretaria de Esportes (Sesporte), o que poderia transformar Joinville em um polo de esportes de combate.

“O kickboxing ensina valores que vão além do tatame e moldam cidadãos conscientes capazes de transformar a sociedade”, afirmou o atleta e professor Fernando Stadlmayr, que também pediu apoio do município, especialmente agora que o Comitê Olímpico Internacional (COI) abriu caminho para a inclusão da modalidade nas Olimpíadas.

O presidente da comissão, vereador Lucas Souza (Republicanos), ressaltou a importância de fortalecer o Fundo Municipal de Esportes.

O gerente da Sesporte, Luis Fernando da Rosa, explicou que o Bolsa-Atleta possui recursos limitados e não consegue contemplar todos os esportistas. Das cerca de 150 modalidades praticadas na cidade, apenas 29 são oficiais, o que define a elegibilidade para o benefício. O orçamento total da pasta este ano é de R$ 3,5 milhões.

Rosa também destacou que a secretaria busca ampliar o fomento ao esporte e incentivou as associações a se regularizarem para receber recursos de uma futura lei municipal de esportes, atualmente em elaboração pela Prefeitura.

O vereador Cleiton Profeta (PL) enfatizou que “atletas não vivem de aplausos” e lembrou que o município possui recursos, já que investe milhões em publicidade e criou cargos comissionados na reforma administrativa.

O tema continuará em debate na Comissão de Educação da CVJ no dia 14 de outubro, às 14h.

Atletas de kickboxing defendem incentivos públicos para modalidade em Joinville Anterior

Atletas de kickboxing defendem incentivos públicos para modalidade em Joinville

Joinville é campeã da Etapa Regional Leste-Norte da Olesc Próximo

Joinville é campeã da Etapa Regional Leste-Norte da Olesc

Deixe seu comentário