Unidade de Desenvolvimento Rural inaugura cozinha-escola para promover cursos de profissionalização aos produtores
- 
                            Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação - 
A cozinha-escola conta com 73 metros quadrados e ocupa o local em que antes funcionava o laboratório de piscicultura da unidade
Um espaço amplo e bem equipado para promover formação profissional e gerar mais conhecimento e renda ao produtor: esta é a nova cozinha-escola da Unidade de Desenvolvimento Rural (UDR) da Prefeitura de Joinville, inaugurada nesta quinta-feira (30), com a presença de agricultores e lideranças da comunidade rural.
A cozinha-escola conta com 73 metros quadrados e ocupa o local em que antes funcionava o laboratório de piscicultura da unidade. O espaço foi reformado e recebeu equipamentos como fogão, forno, freezer e bancadas em inox para sediar os cursos oferecidos no programa Cultivando Saberes, realizado pela UDR em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Santa Catarina (Senar).
“Cultivar o saber é a raiz, o DNA dessa estrutura que nasceu nos anos 1960 com o objetivo de levar conhecimento ao agricultor. É um programa que está chegando na ponta, levando informação e traduzindo isso em renda para o produtor”, destaca Luiz Carlos da Maia, diretor da Unidade de Desenvolvimento Rural da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação.
O investimento de R$ 48 mil incluiu a reforma e adaptação da estrutura e a compra de equipamentos.
Cozinha-escola foi inaugurada com curso lotado
Neste ano, o programa Cultivando Saberes já ofereceu 85 cursos com a participação de cerca de 800 pessoas. Com a cozinha-escola, o programa ganha espaço próprio e mais bem equipado para promover a formação qualificada nos cursos que envolvem a manipulação de alimentos.
Aliás, logo após a inauguração da cozinha-escola, um novo curso de processamento de carnes suínas foi iniciado. Serão dois dias de aprendizado na formação realizada pelo professor Klaus Iwes Kindlein, que oferece aulas pelo Senar há 20 anos.
“É uma cozinha ampla, com equipamentos muito bons e sistema de refrigeração, o que é importante para a área de alimentos. Será um resultado interessante para o produtor rural”, diz o professor.
O curso, que ensina sobre os cortes, temperos e a defumação da carne suína para a produção de diferentes produtos, reuniu cerca de 15 participantes.
“O produtor rural também é um empreendedor e a única forma de crescer é com profissionalismo. A cozinha-escola já nasce com sucesso porque nesse curso já estamos com lotação e o próximo curso também está lotado”, conta William Escher, secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Joinville.
Para mais informações sobre os cursos, é possível entrar em contato com a Unidade de Desenvolvimento Rural, que atende de segunda a sexta, 7h às 13h, em dois endereços: na Unidade de Pirabeiraba (Rodovia SC-418, 271) e na Unidade do Vila Nova (Rua XV de Novembro, 7000).
O município também divulga mensalmente os cursos oferecidos no site da Prefeitura de Joinville.
 
                     
                            
 
                                         
                                                 
                                                 
                                                 
                                                 
                                                 
                                                 
                                     
                                     
                                     
                                     
                                     
                                     
                                                                                                 
                                                                                                 
                                                                                                 
                                                                                                
Deixe seu comentário