logo RCN

25ª edição do Jeville contará com aproximadamente 5 mil atletas

  • Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -

Cerimônia de abertura ocorreu nesta sexta-feira

A cidade de Joinville está em festa com a chegada da 25ª edição dos Jogos Estudantis, conhecidos carinhosamente como Jeville. A cerimônia de abertura, realizada no Centreventos Cau Hansen na sexta-feira (12), foi um verdadeiro espetáculo que reuniu centenas de jovens atletas prontos para competir e representar suas instituições de ensino.

Ao todo, 45 instituições de ensino marcaram presença na abertura do Jeville, representando todas as escolas que participarão desta edição. O evento contou com a participação de 23 Escolas Municipais, 14 Estaduais e 8 Particulares, demonstrando o engajamento de toda a comunidade escolar.

Com cerca de 5 mil atletas e paratletas participantes, o Jeville deste ano promete ser uma competição acirrada e emocionante. Serão disputadas 18 modalidades esportivas, com as competições iniciando nos dias 23 e 24 de abril com os jogos de basquete 3x3.

O secretário de Esportes de Joinville, Douglas Steffen, enfatiza a importância da participação das escolas no Jeville, destacando o papel fundamental do esporte como ferramenta educacional. "Um dos principais pilares do Jeville é essa questão do respeito, do caráter, da ética que o esporte vai ajudar a desenvolver", afirma.

Para Cleberson de Lima Mendes, diretor executivo da Secretaria de Educação, o esporte é um aliado da aprendizagem e uma oportunidade para desenvolver talentos em diversas modalidades esportivas, além de contribuir para o bom rendimento dos estudantes em sala de aula.

A cerimônia de abertura contou com momentos emocionantes, incluindo a entrada das bandeiras conduzidas pelos alunos do Ensino Médio do Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires e a execução do Hino Nacional Brasileiro pela Banda Jovem do Polo de Produção Musical da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, sob a regência de Geraldo Garcia da Rosa.

O juramento dos atletas foi feito por Francisco Belli Mattei, atleta de voleibol do Colégio Santo Antônio, seguido pelo juramento dos árbitros, que reforçaram o compromisso com a imparcialidade e o respeito durante os jogos.


Desfile de revezamento do fogo simbólico destaca talentos esportivos

O desfile teve início com Rafaela Fernandes de Oliveira, atleta de futsal e futebol da EEB Professor Rudolfo Meyer, que foi convocada para representar o Brasil no Campeonato Mundial Escolar de Futebol na China, em maio deste ano. Em seguida, a tocha foi passada para Lais Schott do Amaral, destaque no vôlei de praia do Colégio Bom Jesus, convidada para participar do Campeonato da Seleção Brasileira de Vôlei de Praia, em Saquarema, Rio de Janeiro.

Amanda Ribeiro Jablonski, da Escola Municipal Agrícola Carlos Heinz Funke, assumiu o revezamento, sendo reconhecida por sua excelência esportiva ao conquistar o primeiro lugar no Jeville 2023 nas modalidades de futsal e futebol, além do segundo lugar no vôlei e tênis de mesa.

O momento mais solene do desfile ocorreu quando Edenilson Floriani, atleta Paralímpico de atletismo, acendeu a tocha olímpica. Desde 2016, Edenilson tem sido uma inspiração para a comunidade, conquistando feitos extraordinários no esporte adaptado. Ele é o atual recordista mundial no lançamento do dardo e recordista das Américas no arremesso de peso, tendo participado de eventos de renome como os Jogos Paralímpicos de Tóquio e os Jogos Parapan-Americanos de Santiago no Chile em 2023, onde conquistou medalhas de ouro. No Mundial de Atletismo Paralímpico em Paris 2023, ele garantiu a medalha de bronze no arremesso de peso. Edenilson foi convocado para representar o Brasil no Mundial de Atletismo na França, em 2023, demonstrando seu compromisso e talento no esporte de alto rendimento.


Talentos da ginástica rítmica e da dança se destacam

A Associação de Ginástica Rítmica de Joinville foi uma das atrações principais da noite. Fundada há 45 anos pela professora Mônica Bortolon Cruz, a equipe se tornou uma verdadeira referência na modalidade em todo o Brasil. Ao longo de sua história, a equipe conquistou inúmeros títulos estaduais, nacionais e internacionais, além de ter contribuído para a convocação de ginastas de Joinville para a seleção brasileira, demonstrando a excelência e o profissionalismo que permeiam o trabalho desenvolvido pela associação.

Em seguida, o público teve a oportunidade de apreciar uma apresentação do Projeto GW Dance, da Escola Municipal Prefeito Geraldo Wetzel. Este projeto, que tem se destacado em festivais de dança, como o Festival de Dança Catarina, é um exemplo do talento e da dedicação dos jovens bailarinos da cidade, que demonstram sua paixão pela dança através de performances emocionantes e inspiradoras.

Para encerrar a noite com chave de ouro, o grupo de dança do Colégio Santo Antônio apresentou a coreografia intitulada "Samba? Maracatu? A Pluralidade Brasileira", sob a direção da coreógrafa Márcia Moreira. Esta apresentação, que celebra a diversidade cultural do Brasil, foi recebida com entusiasmo pelo público presente, evidenciando a riqueza artística e a criatividade dos talentos locais.


Esporte e valorização nas escolas

​Com o objetivo de promover o intercâmbio sócio-esportivo entre as escolas, valorizar os profissionais de Educação Física e estimular o esporte como uma prática essencial para o crescimento humano, a competição representa um momento de união e aprendizado para toda a comunidade escolar.

Na Escola Municipal Agrícola Carlos Heinz Funke, os alunos estão se preparando intensamente para as disputas das modalidades. O professor de Educação Física, Dolizete Nascimento, ressalta a importância do esporte não apenas para a saúde dos alunos, mas também para o desenvolvimento de valores como respeito, disciplina e trabalho em equipe. A expectativa para a competição é alta, e a preparação está em pleno andamento.

Nas escolas particulares, como o Bom Jesus, a tradição de preparação para as modalidades é evidente. O professor de Educação Física Alberto Rodrigues Holanda destaca o histórico de sucesso do colégio e a dedicação dos alunos desde o início das aulas. A participação em todas as modalidades é garantida, e a equipe está determinada a alcançar bons resultados.

Além das competições esportivas, a cerimônia de abertura dos Jogos Estudantis de Joinville premia a melhor torcida, dando à escola vencedora uma vantagem inicial na pontuação. Este ano, a Escola Municipal Presidente Castello Branco levou o troféu de melhor torcida, demonstrando o entusiasmo e o apoio dos alunos e professores à competição.

Campeonato Brasileiro: Flamengo recebe São Paulo pela 2ª rodada Anterior

Campeonato Brasileiro: Flamengo recebe São Paulo pela 2ª rodada

Ágatha e Rebecca são prata em etapa do Circuito Mundial Próximo

Ágatha e Rebecca são prata em etapa do Circuito Mundial

Deixe seu comentário