logo RCN

MEI's terão alteração na forma de emitir notas fiscais

  • Foto: Secom / Divulgação -

Mudança ocorre a partir de sexta-feira (1/9)

A partir de 1º de setembro (sexta-feira), os Microempreendedores Individuais (MEIs) terão a responsabilidade de emitir a Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e) através do Portal de Gestão NFS-e-Contribuinte (https://www.nfse.gov.br), plataforma governamental.

A Prefeitura de Joinville providenciou um aviso no Portal da Nota Fiscal Eletrônica Municipal (NF-em) para informar sobre essa mudança e fornecer um link para o novo sistema.

No primeiro acesso ao Portal de Gestão NFS-e-Contribuinte do Governo Federal, os Microempreendedores Individuais precisarão preencher um cadastro. Na página principal, eles terão três opções de login no Emissor Web: usando usuário e senha (registrados no portal), certificado digital ou conta gov.br (neste caso, o representante legal deve possuir selos prata ou ouro).

Uma das vantagens do novo sistema é a possibilidade de emitir a NFS-e pelo celular, graças ao aplicativo NFS-e Mobile disponível para iOS e Android. No entanto, é necessário habilitar essa função durante o cadastro no portal. Essa alteração no portal para a emissão de notas fiscais pelos MEIs é uma determinação do Governo Federal.

Para auxiliar os MEIs nessa transição, a Prefeitura de Joinville disponibiliza o Espaço do Empreendedor, um canal especializado para fornecer informações e esclarecer dúvidas sobre o novo sistema de emissão de NFS-e. O atendimento ocorre no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), na rua João Colin, 2700, América, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O atendimento presencial funciona tanto por demanda espontânea quanto com agendamento prévio pelo aplicativo Joinville Fácil. Dúvidas também podem ser esclarecidas pelo WhatsApp (47) 98824-8265.

William Escher, secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, destaca a importância do Espaço do Empreendedor para os aproximadamente 60 mil MEIs em Joinville, fornecendo um local de atendimento especializado.

Orçamento de 2024 prevê crescimento de 2,26% para economia Anterior

Orçamento de 2024 prevê crescimento de 2,26% para economia

Santa Catarina tem saldo positivo de 2,2 mil empregos formais em julho de 2023 Próximo

Santa Catarina tem saldo positivo de 2,2 mil empregos formais em julho de 2023

Deixe seu comentário