logo RCN

Porto de São Francisco do Sul registra crescimento de 11% na movimentação de cargas em 2024

  • Foto: Divulgação/PSFS -

Aumento nas importações e exportações impulsiona o desempenho do maior porto catarinense, que também foi reconhecido com prêmios nacionais

O Porto de São Francisco do Sul alcançou um novo marco em 2024, movimentando 9,9 milhões de toneladas de cargas nos sete primeiros meses do ano, um aumento de 11% em relação ao mesmo período de 2023. O crescimento foi impulsionado, principalmente, pelas importações de produtos siderúrgicos e fertilizantes.

O volume de importações chegou a 4 milhões de toneladas, 13% a mais que no ano passado, com destaque para o aumento de 25% nos produtos siderúrgicos, que totalizaram 2,4 milhões de toneladas. Os fertilizantes também registraram um incremento de 10%, somando 1,4 milhão de toneladas.

No campo das exportações, o Porto movimentou 5,9 milhões de toneladas, 9% acima de 2023. Soja e milho foram os principais produtos exportados, totalizando 5,65 milhões de toneladas.

Segundo o presidente do Porto, Cleverton Vieira, o crescimento foi mantido apesar dos desafios climáticos enfrentados em julho, como chuvas intensas e neblina, que paralisaram as operações por vários dias. "Mesmo com as adversidades, conseguimos manter a tendência de crescimento", destacou Vieira.

O secretário estadual de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Ivan Amaral, ressaltou o papel estratégico do Porto de São Francisco do Sul no comércio internacional e o crescimento acima da média nacional. "Esses dados refletem a eficiência e modernização dos portos catarinenses", afirmou.

O desempenho do Porto de São Francisco também foi reconhecido nacionalmente em agosto, quando recebeu três prêmios na cerimônia "Portos + Brasil", organizada pelo Ministério dos Portos. O terminal catarinense ficou em primeiro lugar nas categorias de aumento percentual no volume de carga movimentada e maior crescimento na movimentação de granel sólido, como grãos e fertilizantes. Além disso, conquistou o segundo lugar na categoria "Melhores notas do Índice de Gestão da Autoridade Portuária (Igap)", junto com o Porto de Imbituba.

Com uma crescente atuação no cenário portuário brasileiro, o Porto de São Francisco do Sul se destaca como o maior em movimentação de cargas em Santa Catarina e o 7º maior porto público do Brasil, consolidando seu papel no desenvolvimento econômico e sustentável do estado.

Confiança do empresário catarinense cresce 5,2% em agosto Anterior

Confiança do empresário catarinense cresce 5,2% em agosto

Preço da picanha em Joinville teve aumento de 144,77% em relação ao mês anterior Próximo

Preço da picanha em Joinville teve aumento de 144,77% em relação ao mês anterior

Deixe seu comentário