logo RCN
ECONOMIA

Comércio de SC cresceu 0,5% em janeiro, diz IBGE

  • Murici Balbinot/Arquivo -

O volume de vendas do comércio varejista de Santa Catarina cresceu 0,5% em janeiro na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados do IBGE divulgados nesta sexta-feira (12). Já na comparação com dezembro, mês imediatamente anterior, houve queda de -4,1%. Em recuperação das perdas durante o período mais restrito da Covid-19, o setor acumula expansão de 5,7% nos últimos 12 meses.

O crescimento de 0,5% em janeiro foi puxado pelos segmentos de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (+10,1%), móveis (+6,4%), e hipermercados e supermercados (+4,9%). Por outro lado, houve queda nos segmentos de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-37,3%), combustíveis e lubrificantes (-6,2%), e eletrodomésticos (-3,4%).

Em relação ao faturamento, os percentuais são mais significativos, o que pode refletir a inflação dos itens vendidos. O setor de hipermercados e supermercados, por exemplo, cresceu 4,9% o volume e 19,7% o faturamento. Na mesma linha, os eletrodomésticos registraram retração no volume de vendas de -3,4%, mas o faturamento subiu 7,8%. Em todo o setor do comércio, o índice que mede a receita chegou a 9,6% - contra 0,5% de expansão no volume.

Varejo ampliado

No varejo ampliado, onde o IBGE considera mais segmentos do comércio, o volume de vendas de veículos, motocicletas, partes e peças caiu (-3,6%), mas o faturamento subiu (+6,6%). Já em relação aos materiais de construção, houve alta no volume de vendas (+13%) e na receita (+26,7%).

Comparação nacional

Das 27 unidades da Federação, 14 registraram retração no volume de vendas em janeiro na comparação com o mesmo período do ano passado e 13 registraram alta. Santa Catarina ficou com a 12ª posição no mês.

Destaque positivo para Amapá (+17,7%), Minas Gerais (+11,9%) e Pará (+9,8%) e destaque negativo para Amazonas (-24,3%), Rondônia (-8,6%), e Distrito Federal (-8,3%). A média brasileira foi de -0,3%. (RCN Rede Catarinense de Notícias Adjori SC)

SC: Renda estabiliza para mais ricos, mas segue em queda para mais pobres Anterior

SC: Renda estabiliza para mais ricos, mas segue em queda para mais pobres

Senado aprova caráter permanente do Pronampe Próximo

Senado aprova caráter permanente do Pronampe

Deixe seu comentário