logo RCN

Santa Catarina registra abril com menor número de homicídios da história

  • Foto: SSP / SC -

Investimentos em inteligência, tecnologia e integração entre forças de segurança contribuem para queda de 31% em relação a 2008

Santa Catarina segue colhendo os frutos de um trabalho estratégico e integrado na área da segurança pública. Abril de 2025 foi o mês com o menor número de homicídios da série histórica registrada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC), com 29 casos. O número representa uma queda de 31% em comparação com o mesmo mês de 2008, primeiro ano de monitoramento, quando foram registrados 42 homicídios. O pico da violência letal no mês de abril ocorreu em 2018, com 77 mortes.

Os dados fazem parte do relatório produzido pela Diretoria de Inteligência Estratégica em conjunto com a Gerência de Estatística e Análise Criminal da SSP-SC, e reforçam uma tendência positiva já observada no primeiro trimestre de 2025.

“Aqui em Santa Catarina criminoso não tem vez. E os resultados que estamos colhendo são fruto de um trabalho integrado das nossas forças de segurança e do investimento pesado do Estado em inteligência, em novos equipamentos, em viaturas e tecnologia. Tudo isso se reverte em mais proteção pra nossa gente e valoriza a nossa polícia que já é, sem nenhuma dúvida, a melhor do Brasil”, afirmou o governador Jorginho Mello.


Quedas expressivas nos índices de violência

Além do dado histórico de abril, o trimestre inicial de 2025 também mostrou importantes reduções nos principais indicadores de criminalidade. Em comparação com o mesmo período de 2024, houve redução de 17,9% nos homicídios, queda de 50% nos casos de feminicídio, diminuição de 62,5% nas lesões corporais seguidas de morte, redução de 12,26% nos roubos, queda de 4,74% nos furtos e expressiva retração de 59% nos crimes contra instituições financeiras, com apenas sete ocorrências registradas

De acordo com o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Flávio Graff, os bons resultados são consequência do uso estratégico da inteligência policial e da atuação integrada entre as corporações. “Esses resultados refletem o trabalho diário, integrado e comprometido das nossas Forças de Segurança, aliado ao uso estratégico da inteligência e da tecnologia. Proteger vidas é nossa missão mais nobre e cada homicídio a menos representa um avanço que devemos comemorar e manter”, destacou o secretário.

Guarda Municipal de Joinville recupera 12 toneladas de fertilizante adquiridas em golpe Anterior

Guarda Municipal de Joinville recupera 12 toneladas de fertilizante adquiridas em golpe

Operação Semana Santa/Tiradentes registra aumento de feridos nas rodovias estaduais de SC Próximo

Operação Semana Santa/Tiradentes registra aumento de feridos nas rodovias estaduais de SC

Deixe seu comentário