logo RCN
POLÍTICA

TJSC suspende votação do segundo processo contra Moisés, Alesc tenta reverter a decisão

Desembargador atendeu pedido da defesa do governador que apontou que a Alesc não havia cumprido o prazo mínimo para apreciação da matéria

O desembargador Monteiro Rocha, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), determinou a suspensão da votação do segundo processo de impeachment no plenário da Assembleia Legislativa de SC (Alesc), marcado para esta quinta-feira (15). A decisão em caráter liminar foi publicada às 14h20min, poucos minutos antes do início da sessão, marcada para às 15h.  O desembargador atendeu pedido da defesa do governador Carlos Moisés da Silva que apontou que a Alesc não havia cumprido o prazo mínimo de 48 horas para apreciação da matéria após a leitura em plenário. O período é exigido no rito do impeachment para que os parlamentares possam estudar o caso.   

"Em decorrência, defiro a liminar postulada para determinar ao Presidente e Vice-Presidente da Alesc que se abstenham de realizar a sessão extraordinária para discussão e votação do parecer da Comissão Especial do processo de impeachment [...] ou qualquer outro horário, limitando-as a incluir tal matéria na Ordem do Dia da sessão ordinária a partir de 20 de outubro", diz o magistrado no despacho.Segundo a defesa de Moisés, "não há motivo para a Alesc atropelar os processos" e isso mostra o "caráter político" da ação. A medida é liminar, mas o mérito da questão questiona a realização de votação em sessões extraordinárias. Ou seja, caso a Justiça entenda que o pedido é procedente, a votação do primeiro processo também poderia ser revista.   

A Procuradoria da Alesc entrou com ação para tentar derrubar a liminar emitida nesta quinta. A intenção é manter a votação em plenário para a data marcada. Às 15h, o presidente da Casa, deputado Julio Garcia (PSD), abriu a sessão. "A presidência tomou conhecimento da decisão do Tribunal de Justiça", disse. Garcia afirmou que a atuação da Procuradoria da Assembleia tem sido técnica e "que os prazos foram rigorosamente cumpridos".   Garcia disse que vai cumprir a decisão e que espera nova decisão do TJSC. A sessão foi suspensa por tempo indeterminado "esperando decisão do desembargador", afirmou. 


Barroso determina afastamento de Chico Rodrigues do cargo de senador Anterior

Barroso determina afastamento de Chico Rodrigues do cargo de senador

Impeachment: segundo processo será votado nesta quinta (15) Próximo

Impeachment: segundo processo será votado nesta quinta (15)

Deixe seu comentário