logo RCN

Semana Nacional do Trânsito leva conversas com vítimas de acidentes para jovens

  • Foto: Secom / Divulgação -

A programação do evento buscar trazer conscientização para um trânsito mais seguro

Esta segunda-feira (18) marcou o início da Semana Nacional de Trânsito em Joinville, com uma cerimônia de abertura que contou com a apresentação da banda do 62º Batalhão de Infantaria e uma encenação teatral realizada pelo Instituto Trânsito Pela Vida. O evento é uma iniciativa promovida pela Escola Pública de Trânsito (Eptran), ligada ao Departamento de Trânsito de Joinville.

Neste ano, Joinville lança a campanha "Não seja uma vítima!". A iniciativa tem como objetivo sensibilizar os estudantes de escolas e faculdades locais por meio dos relatos de pessoas que foram vítimas de acidentes de trânsito e tiveram suas vidas afetadas. Melissa Puertas Sampaio, gerente da Eptran, destaca a importância de conscientizar especialmente os jovens e adolescentes que, por vezes, subestimam os riscos. Ela ressalta que escolhas imprudentes no trânsito podem resultar em ferimentos graves e até mesmo na perda de vidas humanas. "Coisas como usar o celular por apenas um minuto ou consumir álcool mesmo em pequenas quantidades podem ter consequências devastadoras. É crucial cuidarmos não apenas de nossa própria vida, mas também da vida dos outros", enfatiza Melissa.

Paulo Rogério Rigo, diretor-presidente do Detrans, informa que desde 2021, a Prefeitura de Joinville tem intensificado suas campanhas educativas, atuando não apenas em escolas, mas também em empresas, autoescolas e em parceria com as forças de segurança da cidade, além das equipes de ciclistas.

Vitor Souza Alves, de 23 anos, é uma das vítimas de acidentes de trânsito que compartilhará sua história de vida com os estudantes de Joinville. Vitor, que havia se mudado recentemente da Bahia para Joinville, sofreu um atropelamento em alta velocidade por um carro conduzido por uma menor de idade. O acidente resultou na perda de sua capacidade de locomoção, e ele agora utiliza uma cadeira de rodas. Apesar das adversidades, Vitor mantém uma atitude positiva, afirmando: "Eu costumava ser uma pessoa muito ativa, e minha vida mudou completamente. No entanto, a vida continua, e eu continuo perseguindo meus sonhos e objetivos".

Isabela Lais Bittencourt, uma estudante de 17 anos, estava presente na plateia do evento no Senac na segunda-feira. Ela acompanhou atentamente a apresentação teatral, que enfatiza a importância de evitar comportamentos imprudentes no trânsito. Isabela elogiou a iniciativa, destacando especialmente a conscientização sobre o perigo de usar o celular enquanto se está dirigindo. Segundo ela, a conscientização nesse sentido pode salvar muitas vidas.


Dia Mundial Sem Carro

Além da realização do projeto "Não Seja Uma Vítima!", no dia 22 de setembro ocorrem ações do Dia Mundial Sem Carro. Às 10h, 11h, 15h30 e 16h30, na Escola Estadual Paulo Medeiros, serão distribuídos itens de segurança para os ciclistas.

Ainda no Dia Mundial Sem Carro, está marcada para 19h uma caminhada, com saída do 62º Batalhão de Infantaria (concentração na rua Duque de Caxias). O destino é a Praça Nereu Ramos, onde será oferecida uma aula de alongamento, ritmos e apresentações de danças.

Programação "Não seja uma vítima!"

Segunda-feira (18)

19h30 - CEU do Aventureiro (rua Santa Luzia, 955, Aventureiro) evento aberto para a comunidade, com foco em adolescentes e jovens

Terça-feira (19)
9h e 15h - Escola Municipal Prefeito Baltasar Buschle
9h e 10h20 - Colégio Univille
19h - Curso de Engenharia da Univille

Quarta-feria (20)

9h, 10h30, 14h30, 19h e 20h30 - Escola Estadual Dr. Jorge Lacerda
19h - Escola Estadual Paulo Medeiros

Quinta-feira (21)
8h15 e 14h15 - Senac
19h30 - Escola Municipal Professora Rosa Maria Berezoski Demarchi

Sexta-feira (22)
9h - Escola Municipal Professora Rosa Maria Berezoski Demarchi
15h - Coree International School

Segunda-feria (25)
9h e 15h - Escola Municipal Nelson de Miranda Coutinho
11h e 17h - Colégio Bom Jesus

Sexta-feira (22) - Dia Mundial sem Carro

10h, 11h, 15h30 e 16h30 - Distribuição de itens de segurança para os ciclistas na Escola Estadual Paulo Medeiros
19h - Caminhada (saída no 62º Batalhão de Infantaria com destino à Praça Nereu Ramos) - evento aberto ao público

Lula participa de reunião com empresários em Nova York Anterior

Lula participa de reunião com empresários em Nova York

Em Cuba, Lula critica modelo de negócios de empresas de tecnologia Próximo

Em Cuba, Lula critica modelo de negócios de empresas de tecnologia

Deixe seu comentário