Oferta de assentos em voos de Joinville deve subir 4% em 2026

  • Foto Mauro Schlieck/CVJ -

Apesar da ausência de novas rotas, concessionária do aeroporto prevê aumento de passageiros e aposta no desenvolvimento do turismo local

A oferta de assentos nos voos que partem do aeroporto de Joinville deve aumentar 4% em 2026, segundo projeção apresentada pela concessionária Motiva, antiga CCR, à Comissão de Economia da Câmara de Vereadores da cidade (CVJ) nesta segunda-feira (20). Entre 2024 e 2025, o crescimento foi ainda maior, de 7%. Atualmente, a ocupação média dos aviões na cidade é de 79%.

O aumento está previsto mesmo sem a criação de novas rotas e apesar dos desafios enfrentados pelo setor aéreo nacional, que enfrenta problemas financeiros, conforme destacou a equipe da concessionária. Graziela Delicato, da Motiva Aeroportos, reforçou que as companhias continuarão a avaliar a abertura de novas rotas com base na demanda de mercado, mas não há novidades para Joinville nesse sentido.

Durante a reunião, o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, William Escher, apresentou dados do grupo de trabalho “Voe por Joinville”. Segundo ele, 40% dos bilhetes aéreos vendidos na Região Norte de Santa Catarina têm saída pelo aeroporto de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (PR).

Para estimular o crescimento do setor, a presidente da Comissão de Economia, Vanessa Venzke Falk (Novo), destacou a importância de investir no turismo da cidade. “Temos que ter promoção, estrutura e captação de mais eventos”, disse. Ela lembrou ainda medidas já adotadas, como a redução do ICMS do combustível e do ISS do setor logístico, e reforçou que há espaço para avanços adicionais.

O vereador Érico Vinicius (Novo) afirmou que Joinville tem grande potencial e poderia ter muito mais voos do que possui atualmente, reforçando a necessidade de políticas públicas e incentivos para atrair novas companhias aéreas à cidade.

O debate evidenciou o potencial de Joinville como destino turístico e estratégico para aviação regional, mesmo em um cenário de incertezas econômicas e financeiras do setor. A expectativa é que o incremento na oferta de assentos em 2026 fortaleça o fluxo de passageiros e contribua para o desenvolvimento econômico local.

Oferta de assentos em voos de Joinville deve subir 4% em 2026 Anterior

Oferta de assentos em voos de Joinville deve subir 4% em 2026

Lula lança programa de reforma de casas e defende ação para invisíveis Próximo

Lula lança programa de reforma de casas e defende ação para invisíveis

Deixe seu comentário