logo RCN

Governo do Estado assina acordo de cooperação com o TJSC para prevenção à violência doméstica

  • Foto: Richard Casas / GVG -

Projeto visa promover a capacitação sobre violência doméstica e familiar

A vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm, e a secretária da Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann, assinaram na manhã desta quarta-feira (28), um acordo de cooperação com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) para a implementação do Projeto Íris, de prevenção à violência doméstica e familiar. A ação integra a programação do Agosto Lilás, mês de enfrentamento à violência contra a mulher.

Por meio do projeto a Assistência Social vai promover capacitação sobre violência doméstica e familiar contra a mulher, com enfoque na prevenção. Os cursos serão voltados para as equipes técnicas dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) em todos os municípios de Santa Catarina.

A vice-governadora destacou que esse é um marco importante e reforça o compromisso do Governo do Estado na proteção dos direitos das mulheres. “A assinatura desse acordo é um passo fundamental para materializar o enfoque preventivo e simboliza nossa luta contra a violência doméstica e familiar. Ao fomentar encontros, grupos e oficinas nesses Centros, garantimos que as mulheres tenham acesso à informação e promovemos a conscientização sobre a importância da denúncia para juntos combatermos a violência contra a mulher”, disse.

O presidente do TJSC, desembargador Francisco Oliveira Neto, também enfatizou a importância da união de esforços e disse que a missão do Judiciário vai além de apenas julgar. “Esse acordo nos permite pensar o que de melhor é possível fazer. A legislação por si só não adianta, apesar de ser fundamental, mas as políticas públicas precisam acontecer. No Judiciário já temos a compreensão que não nos basta apenas julgar. Nós conhecemos os conflitos e podemos contribuir na prevenção para interromper o ciclo porque cada vítima de violência é uma derrota para o sistema”, ressaltou.

A secretária Maria Helena Zimmermann comenta que o trabalho conjunto trará resultados mais positivos e que a parceria vai chegar aos mais de 500 Cras e Creas presentes em todas as cidades de Santa Catarina. “Mas esse projeto vai beneficiar principalmente os municípios menores, onde mais ocorre a violência e onde a informação chega com mais dificuldade. Temos que trabalhar a prevenção, garantir a segurança a todas as mulheres e fazer com que acreditem no sistema”, completa.


Projeto Íris

O Projeto Íris pretende fomentar a realização de encontros, grupos ou oficinas nesses equipamentos. Também está prevista a mobilização dos técnicos de Assistência Social nos cursos oferecidos pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJSC (Cevid), além da promoção de encontros virtuais para divulgação do Projeto Íris.

Lula inaugura obra que leva água ao interior do estado da Paraíba Anterior

Lula inaugura obra que leva água ao interior do estado da Paraíba

Próximo

"Se apronte pra votar": campanha da Justiça Eleitoral traz instruções para as Eleições 2024

Deixe seu comentário