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Utilização da música na formação e no desenvolvimento de estudantes

Qual é a relação entre as sete notas musicais (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si) com a educação? As aulas de música vêm sendo grandes incentivadoras na coordenação motora e na linguagem oral dos estudantes, estimulando pensamentos, ideias, sentimentos e emoções das crianças e adolescentes. 

Cada vez mais as unidades escolares estão investindo neste tipo de ensino aos estudantes. Por exemplo, no Colégio Bonja, em Joinville, a música está presente dentro da grade curricular regular, desde a Educação Infantil até o 7º ano do Ensino Fundamental. São oferecidos cursos extracurriculares de música que somam mais de 350 alunos distribuídos em 17 opções de atividades.

“Como fator interdisciplinar, a música possibilita a interação entre diferentes disciplinas e vivências educacionais que são diferenciais no desenvolvimento escolar do aluno”, ressalta o coordenador de Música do Colégio Bonja, Alberto Sindelar. Ele ressalta que dentre os benefícios das aulas de música, pode-se citar a disciplina, a organização, o coletivismo, o coleguismo, a sensibilidade emocional e a produção criativa. Ele informa ainda que o objetivo principal é a prática musical coletiva, que pode ser através da flauta, do metalofone, da percussão, do ukulele, entre outros instrumentos.

Música: instrumento de aprendizagem

A musicalidade dentro da unidade escolar é trabalhada como instrumento de aprendizagem, com conteúdos alegres, divertidos e, por consequência, atrativos para os alunos. Na opinião do vice-diretor do 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental, Douglas Jonis Horst, o ensino de Música na educação básica desenvolve a importante função de coadjuvante na educação como um todo. “A inserção da música em sala de aula permite estimular e aguçar o processo intelectual e cognitivo do aluno, além de desenvolver habilidades motoras e ampliar seus horizontes culturais”, comenta o diretor.

O objetivo principal do Ensino de Música no 4º ano ao 7º ano é desenvolver o potencial musical coletivo de cada turma. A prática instrumental coletiva é distribuída desta forma: 4º ano - flauta doce; 5º ano - flauta doce e metalofone; 6º ano - escaleta, metalofone e instrumentos de percussão e, por fim, 7º ano - ukulele e instrumentos de percussão. 

A professora de música do 4º e do 5º ano, Denise Cristina Miranda, garante que a música engloba emoção, raciocínio lógico e também muita concentração. Quem toca instrumento musical tem mais facilidade em trabalhar individual e coletivamente. “Dentre os benefícios, a musicalidade vence a barreira da insegurança e do medo da pessoa”, argumenta a professora de flauta transversal, teclado e coral.

Qualquer aluno que possua habilidade em outros instrumentos além dos designados para aquela série, pode ser integrado normalmente a outro. Vários conteúdos como notação musical, gêneros musicais e  história da Música também são trabalhados ao longo das aulas. 

O estudante Rafael Minatti, que frequenta o 5º ano, explica que gosta da música porque ela é muito desafiadora, pois precisa interpretar a partitura para que a nota musical possa ser expressada. O garoto de 10 anos conta que já teve a oportunidade de se apresentar em supermercados, praças e teatros de Joinville. “Meus pais me incentivam bastante e este apoio é essencial  para que eu continue me dedicando à música”, informa ele.

Os estudos musicais permitem criar vínculos com outras pessoas, já que em uma prática coletiva, cada aluno tem sua responsabilidade com o grupo e também uma parte essencial no arranjo musical. Isso amplia as possibilidades de relações interpessoais dos indivíduos. A criança/adolescente aprende como trabalhar em equipe e, também, determinadas virtudes como a empatia e o respeito. Outro destaque é a formação de plateia, ou seja, ser ouvinte e apreciador da boa música.

Com 12 anos de idade e tocando vários instrumentos (piano, teclado, flauta e clarinete), a estudante Laura Zawadzki da Silva afirma que gosta de “sentir” a melodia de cada música. “É isso que torna a música única. Para todas as pessoas, faz muito bem ouvir música, além de que a música expressa muito sobre a personalidade das pessoas que estão ouvindo”, menciona a estudante. 



Melhor desempenho na aprendizagem escolar

Pesquisas revelam que a educação musical auxilia todo o processo de formação do ser humano, comprovando que crianças, jovens e adultos que estudam algum instrumento musical têm melhor desempenho na aprendizagem escolar.

“Sem dúvida, a música tem uma grande relevância na vida de quem pratica, seja ensinando ou aprendendo. Mesmo algumas pessoas (alunos) tendo diferentes desenvolturas ao tocar um instrumento, a música acaba tendo a função de aproximá-las. Além de que aguça a memória afetiva, ou seja, lembranças da mãe cantando para nós quando criança ou então recordação do primeiro amor. A música faz parte de nossas vidas, mesmo ela não sabendo cantar. Nas aulas de música, os estudantes passam de ouvintes para construtores”, expõe o professor Jeancarlo Reeck, que leciona violão, contrabaixo e ukulele.

Além de participar das aulas previstas na grade curricular, os alunos do Colégio Bonja também têm a oportunidade de estudar música através da Atividade Extracurricular. Além disso, o Colégio Bonja oferece atividades coletivas, gratuitas, como Conjunto Instrumental, Bandas, Grupo de Violinos, Coral Infantil, Infantojuvenil e Juvenil. Os participantes constantemente são convidados a participar de apresentações em teatros, eventos e ambientes abertos. Participam também de eventos nacionais e regionais da Rede Sinodal de Educação, como o ENCORE (Encontro de Conjuntos Instrumentais) e o ENCORSE (Encontro de Corais).(Thiago Xavier Dias)

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