logo RCN

Universidade Gratuita será exclusivo para cursos presenciais a partir de 2024

  • Foto: Marco Fávero / SECOM -

Mudança foi aprovada pela Assembleia Legislativa

O governador Jorginho Mello sancionou, nesta semana, o Projeto de Lei Complementar (PLC) que altera a destinação de recursos do Programa Universidade Gratuita em Santa Catarina, priorizando exclusivamente cursos na modalidade presencial. A medida, aprovada no final de 2023 pela Assembleia Legislativa, terá impacto nas inscrições realizadas a partir deste ano.

A nova legislação assegura que estudantes matriculados em cursos de ensino a distância contemplados pelo programa em 2023 terão direito ao benefício até a conclusão do curso, desde que cumpridos os requisitos para sua manutenção.

Com uma previsão de investimento superior a R$ 1,2 bilhão nos próximos dois anos, o Programa Universidade Gratuita visa beneficiar até 70 mil estudantes de ensino superior em Santa Catarina, cobrindo integralmente as mensalidades. Essa mudança reflete a visão do governo estadual de fortalecer a modalidade presencial como uma prioridade para o desenvolvimento acadêmico.

Os beneficiários do programa, ao serem contemplados, comprometem-se a contribuir com 20 horas de trabalho mensais em sua área de formação. Esse retorno à sociedade pode iniciar durante o curso ou ser realizado até dois anos após a conclusão da graduação.

No último ano, o programa de assistência financeira do Governo do Estado atendeu quase 34 mil estudantes de ensino superior.

Norte e Nordeste concentram metade das notas 1 mil na redação do Enem Anterior

Norte e Nordeste concentram metade das notas 1 mil na redação do Enem

IFC oferta 953 vagas nos cursos de graduação pelo Sisu 2024 Próximo

IFC oferta 953 vagas nos cursos de graduação pelo Sisu 2024

Deixe seu comentário