logo RCN
Notícia

Rússia usa nova geração de armas a laser na Ucrânia

  • Acesse Política -

A Rússia disse nesta quarta-feira (18) que está usando uma nova geração de poderosas armas a laser na Ucrânia para queimar drones, na tentativa de Moscou de conter o armamento fornecido pelo Ocidente ao país vizinho.

O presidente Vladimir Putin revelou em 2018 uma série de novas armas, incluindo um novo míssil balístico intercontinental, drones nucleares submarinos, uma arma supersônica e uma nova arma a laser.
Pouco se sabe sobre as especificidades das novas armas a laser. Putin mencionou uma chamada Peresvet, em homenagem ao monge ortodoxo medieval Alexander Peresvet, que morreu em combate.

Yury Borisov, vice-primeiro-ministro encarregado do desenvolvimento militar, disse em uma conferência em Moscou que a Peresvet já estava sendo amplamente implantada e poderia cegar satélites até 1.500 km acima da Terra.

Ele afirmou, no entanto, que já existem sistemas russos mais poderosos do que o Peresvet que podem queimar drones e outros equipamentos. Borisov citou um teste na terça-feira (17) que ele disse ter queimado um drone a cinco quilômetros de distância em cinco segundos.

"Se Peresvet cega, então a nova geração de armas a laser leva à destruição física do alvo - destruição térmica, eles queimam", disse Borisov à televisão estatal russa.

Questionado se essas armas estavam sendo usadas na Ucrânia, Borisov declarou: "Sim. Os primeiros protótipos já estão sendo usados ??lá". Ele disse que a arma se chama "Zadira".

VÍDEO: JOINVILLE DE TODOS OS TEMPOS - Há 79 anos  nascia o apresentador de 'Os brotos comandam' Anterior

VÍDEO: JOINVILLE DE TODOS OS TEMPOS - Há 79 anos nascia o apresentador de 'Os brotos comandam'

Brasil tem 99 mortes por covid em 24h, média móvel fica acima de 100 pelo 5º dia Próximo

Brasil tem 99 mortes por covid em 24h, média móvel fica acima de 100 pelo 5º dia

Deixe seu comentário