logo RCN

Levantamento aponta alta infestação do Aedes aegypti em diversas regiões de SC

  • Foto: SES / Divulgação -

49 municípios estão em alto risco de transmissão da dengue, aponta levantamento

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), divulgou os resultados do Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) referente aos meses de janeiro e fevereiro de 2025. O boletim identificou que 49 municípios catarinenses estão em alto risco de transmissão da dengue, chikungunya e Zika, principalmente nas macrorregiões do Grande Oeste, Planalto Norte e Nordeste do estado.

O levantamento foi realizado em 175 municípios considerados infestados pelo Aedes aegypti, com exceção de Belmonte, que não realizou a atividade. De acordo com os dados, 60 municípios (34,5%) apresentaram baixo risco, 65 (37,4%) foram classificados com médio risco e 49 (28,2%) foram identificados como de alto risco para a transmissão das doenças.

O LIRAa é uma ferramenta essencial para monitoramento da infestação do mosquito, permitindo a identificação das áreas mais afetadas e dos principais criadouros. Durante as inspeções, foram analisados 135.183 depósitos de água. Os principais focos identificados estavam em pequenos recipientes móveis, como pratinhos de plantas e baldes (40%), lixo e sucata (30,1%) e recipientes fixos, como calhas e piscinas (13,4%).

Para o diretor da DIVE, João Augusto Fuck, os números demonstram a necessidade de intensificar as ações de controle do Aedes aegypti. “É fundamental o envolvimento das gestões municipais e da sociedade civil para eliminar ou adequar locais que possam acumular água. O controle do vetor continua sendo a melhor estratégia para evitar a transmissão dessas doenças em Santa Catarina”, reforçou.

Com os resultados do levantamento, a Secretaria de Saúde recomenda que os municípios reforcem campanhas de conscientização e intensifiquem ações de eliminação de criadouros do mosquito. A colaboração da população é essencial para reduzir os índices de infestação e evitar surtos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Governo anuncia construção de áreas de escape na Serra Dona Francisca Anterior

Governo anuncia construção de áreas de escape na Serra Dona Francisca

PGR é contra pedido de Bolsonaro para tirar Dino e Zanin de julgamento Próximo

PGR é contra pedido de Bolsonaro para tirar Dino e Zanin de julgamento

Deixe seu comentário