logo RCN
Notícia

Juiz de Joinville defenderá multas coletivas e não indenizações individuais em debate nacional

O juiz Yhon Tostes, diretor do fórum da comarca de Joinville, participa nesta quarta-feira (1º/12) do debate online "Efetividade das Sanções Administrativas". Durante o evento serão apresentados dados do estudo realizado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), comandado pela pesquisadora Juliana Oliveira Domingues, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com o objetivo de discutir de forma pública e abrangente e colher subsídios acerca da efetividade das sanções administrativas aplicadas pela Senacon e demais órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, e no âmbito do Poder Judiciário.

O magistrado defende a eficácia de multas coletivas frente a processos singulares. "Multas coletivas existem dentro do sistema e podem gerar melhores efeitos que indenizações individuais. É uma visão econômica da responsabilidade civil, que aposta na regulação e rechaça a ideia de ficar concedendo indenizações morais individuais por falhas de serviço, que não produzem os efeitos desejados e só estimulam a litigância frívola" explica.

O encontro é voltado a membros do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, em que atuam Procons, Ministério Público, Defensoria Pública, Delegacias de Defesa do Consumidor, Juizados Especiais Cíveis e Organizações Civis de Defesa do Consumidor, bem como entidades públicas que, assim como a Senacon, aplicam sanções administrativas no âmbito de suas competências.

Serviço:

Quando: 1º de dezembro

Horário: das 9h30 às 11h30

Como assistir: via YouTube do Ministério da Justiça

Udesc Joinville receberá recursos para pesquisa sobre detecção não invasiva de glicose no sangue Anterior

Udesc Joinville receberá recursos para pesquisa sobre detecção não invasiva de glicose no sangue

Solução catarinense para Segurança Pública é finalista de prêmio nacional Próximo

Solução catarinense para Segurança Pública é finalista de prêmio nacional

Deixe seu comentário