Sine Santa Catarina oferece mais de 9 mil vagas de emprego nesta semana |
Joinville inicia modernização da iluminação pública com tecnologia LED em parceria com a QLuz
-
Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação -
PPP da iluminação pública começa pela rua João Colin, dobra pontos de luz em vias centrais e prevê até 10 mil novos pontos em toda a cidade
A concessionária QLuz Joinville, responsável pela iluminação pública do município, iniciou nesta segunda-feira (26) a modernização do sistema, marcando uma nova fase da Parceria Público-Privada (PPP) da Iluminação Pública. O projeto prevê a substituição total das luminárias antigas por tecnologia LED em ruas, praças e parques, elevando o padrão de iluminação e reduzindo falhas recorrentes em toda a cidade.
Os trabalhos começaram na rua Dr. João Colin, na esquina com a rua Nove de Março e a avenida Juscelino Kubitscheck, e avançam por toda a via. Na sequência, as equipes atuarão também na rua Blumenau. Nessas duas importantes vias da região central, todos os braços com luminárias estão sendo substituídos e os postes passarão a contar com duas luminárias cada, dobrando os pontos de iluminação.
De acordo com o diretor de Operações da Unidade de Iluminação Pública da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Thiago Molina, a modernização ocorre em duas etapas. “Primeiro, as equipes percorrem toda a rua retirando as luminárias antigas, os braços e refazendo as conexões elétricas. Depois, uma segunda equipe instala os novos braços e as luminárias de LED, deixando o ponto totalmente modernizado”, explica.
Segundo Molina, a mudança traz benefícios diretos à população. “O principal ganho é o aumento da iluminância, já que as luminárias de LED iluminam mais e proporcionam mais segurança. Além disso, como são equipamentos novos, há uma redução significativa na taxa de falhas, o que melhora a manutenção do sistema”, destaca.
As equipes da QLuz Joinville atuam das 9h às 16h, com caminhões posicionados em diferentes pontos ao longo das vias, conforme o avanço dos serviços. Durante a execução dos trabalhos, o tráfego de veículos é mantido, com sinalização realizada pela concessionária por meio de cones. O Departamento de Trânsito orienta os motoristas a redobrarem a atenção nos trechos em obras.
Modernização chega a quatro bairros no primeiro trimestre de 2026
A modernização da iluminação pública em Joinville será realizada em ciclos e tem prazo contratual de 15 meses para ser concluída em toda a cidade, conforme previsto na PPP. No primeiro trimestre de 2026, além do Centro, os bairros Costa e Silva, Vila Nova e Morro do Meio também receberão as melhorias, por apresentarem os maiores índices de instabilidade no sistema de iluminação.
Além da substituição das luminárias, a parceria prevê o monitoramento contínuo do desempenho dos equipamentos e a realização de manutenções preventivas. Com a nova tecnologia, o padrão de iluminação será elevado em toda a cidade, contribuindo para maior sensação de segurança, incentivo à ocupação dos espaços públicos e valorização de áreas estratégicas.
A PPP da iluminação pública também contempla a ampliação do parque de iluminação, com a expectativa de implantação de até 10 mil novos pontos em Joinville. Mesmo com os investimentos, não haverá cobrança de taxas adicionais à população, já que os recursos são custeados pela Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (COSIP).

Deixe seu comentário