Educação de Joinville intensifica checagem de ar-condicionado nas escolas antes do início do ano letivo

  • Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação -

Rede Municipal tem 100% das salas climatizadas e realiza força-tarefa para garantir conforto de alunos e servidores no verão

Com a proximidade do início do ano letivo, a Secretaria de Educação de Joinville intensificou a checagem dos aparelhos de ar-condicionado instalados nas 166 escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) da Rede Municipal de Ensino. Atualmente, todas as salas de aula são climatizadas, totalizando 3.150 equipamentos em funcionamento nas unidades educacionais.

Nos últimos dias, gestores escolares de escolas e CEIs ficaram responsáveis por verificar o funcionamento dos aparelhos. Caso sejam identificados problemas, os chamados são abertos para inclusão na programação de reparos junto à empresa responsável pela manutenção.

A ação complementa o trabalho contínuo de monitoramento realizado pela Secretaria de Educação, por meio de empresa contratada, que faz vistorias mensais em todo o sistema de climatização e executa eventuais consertos. Além disso, condensadores e evaporadores passam por limpeza anual, incluindo lavagem, retirada de ferrugem e pintura de áreas danificadas.

“Com a maior utilização dos aparelhos durante o verão, é possível que surjam falhas pontuais no funcionamento, mas estamos trabalhando para garantir o conforto de todos os estudantes e servidores da Educação”, destaca o secretário de Educação, Diego Calegari.

Em situações isoladas em que os reparos demandem mais tempo, as unidades escolares contam com ventiladores de coluna como alternativa temporária. Desde 2024, a Secretaria de Educação já entregou 655 desses equipamentos às escolas e CEIs, assegurando condições adequadas de conforto térmico.


Regras orientam uso correto dos aparelhos

Desde 2025, está em vigor uma portaria da Secretaria de Educação que estabelece regras para a utilização dos aparelhos de ar-condicionado nas unidades da Rede Municipal. A medida tem como objetivo reduzir falhas de funcionamento e evitar problemas decorrentes do uso inadequado dos equipamentos.

Entre as determinações estão a padronização da temperatura em 23°C em todos os ambientes escolares e a definição de um responsável pelo acionamento dos aparelhos, garantindo também que portas e janelas permaneçam fechadas durante o uso da climatização.

Joinville sediará etapa nacional da World Robot Olympiad 2026 no Centreventos Cau Hansen Anterior

Joinville sediará etapa nacional da World Robot Olympiad 2026 no Centreventos Cau Hansen

Joinville inicia modernização da iluminação pública com tecnologia LED em parceria com a QLuz Próximo

Joinville inicia modernização da iluminação pública com tecnologia LED em parceria com a QLuz

Deixe seu comentário