logo RCN
NOTÍCIAS

JI ONLINE - MEMÓRIA : Comitiva oficial inaugura privada no Guaxanduva

  • - Privada inaugurada no Guaxanduva

Até o início de 1950, moradores de Joinville sofriam muito com a proliferação da malária, uma doença febril e infecciosa transmitida pela fêmea do mosquito Anopheles, infectadas por Plasmodium. Ações da Campanha de Controle e Erradicação da Malária, serviço subordinado ao Ministério da Saúde, conseguiram vencer a guerra contra o mosquito transmissor.

Erradicada a malária, parte da população, principalmente crianças, continuaram sofrendo vitimas de verminoses. Por volta de 1963, através de convênio com o DNERu - Departamento Nacional de Endemias Rurais -, também subordinado ao Ministério da Saúde, a Prefeitura de Joinville construiu 600 fossas secas, na época também conhecidas por "sentinas".

A iniciativa da Prefeitura se revestia de grande importância para a saúde pública do município. Tanto é verdade, que à inauguração da primeira unidade compareceu o prefeito Helmut Fallgatter, autoridades ligadas à saúde e representantes do jornal A Notícia e Rádio Difusora. Se inauguração de benfeitorias geralmente encantam pela aspecto, uma pequena casinha para urinar e defecar, montada sobre uma base construída na borda de um buraco cavado na terra, é uma imagem que não causa admiração, pelo menos sem uma detida análise.

A casa que recebeu a primeira fossa estava localizada no Guaxanduva, depois da entrada bairro Espinheiros, sentido Boa Vista Iririú, atualmente bairro Comasa. Para o ato inaugural a presença do proprietário e chefe da família foi considerada indispensável. Pessoas que o conheciam enviaram um emissário até a Fundição Tupy, onde trabalhava. Pouco depois, um tanto assustado pela presença de automóveis em frente à sua casa, chegava o morador.


                                                                  Helmut Fallgatter - Prefeito 1961/1965 Nasceu em Curitiba 29/8/1909 -  Faleceu em novembro de 2000, aos 91 anos.

Com um papel anotando nomes, a começar pelo morador, Nerval Pereira, do jornal A Noticia, sempre espirituoso, não perdia oportunidade para brincadeiras. Ao observar a fisionomia de indagação estampada no rosto do dono da casa, foi logo adiantando; "nós viemos inaugurar a suaprivada".

Repórter da Rádio Difusora, eu estava com um gravador portátil marca Philips, novidade na época. Esperava levar os discursos do ato inaugural registrados em fita magnética para posterior edição e reprodução. Já havia transmitido missas, velórios, comícios, sessões legislativas, inaugurações, e até briga de galos, mas nunca pensei que um dia faria a transmissão da inauguração de uma privada.

Muito embora importante para a saúde pública, se tratava de uma inusitada cobertura jornalística. Nerval lançou uma indagação; como se faz a inauguração de uma fossa ? A pergunta feita junto a um grupo de pessoas não ficou sem resposta. Ora, quem inaugura obras da Prefeitura é o prefeito! Respondeu alguém - Será que ele tomou laxante ? - respondeu Nerval.

Com a gravação do discurso do prefeito destacando a iniciativa da Prefeitura no combate à verminose, retornei à sede da Radio Difusora que ficava na rua Pedro Lobo. A reportagem foi ao ar no mesmo dia. Por atacar um problema de saúde pública que incluiu a divulgação de informações para a adoção de hábitos capazes contribuir para eliminar as verminoses, o assunto ganhou grande repercussão. (Livro "Memórias de um Repórter Joinvilense" - obra sensação da 16º Feira do Livro de Joinville/Editora Areia/2018.


Ary Silveira de Souza - editor do JI Online



Governadora Daniela Reinehr toma posse oficialmente em Florianópolis Anterior

Governadora Daniela Reinehr toma posse oficialmente em Florianópolis

Ministério da Saúde deve decidir se profissionais de segurança pública terão preferência na vacinação Próximo

Ministério da Saúde deve decidir se profissionais de segurança pública terão preferência na vacinação

Deixe seu comentário