logo RCN
NOTÍCIAS

CVJ: Comissão especial debate transporte e convida associações de municípios

  • Mauro Artur Schlieck -

s vereadores da Comissão Especial da Região Metropolitana de Joinville (RMJ) retomaram o debate sobre a integração intermunicipal do transporte coletivo urbano. A Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud) foi o órgão municipal convidado para a discussão.

Os trabalhos de estudo e planejamento da Sepud, visando a região metropolitana, ainda não foram iniciados, conforme relatou o Coordenador I de Mobilidade Urbana da secretaria, Diego Felipe da Costa. Entretanto, a previsão de Diego é que nos próximos meses um trabalho já poderá ser apresentado pela secretaria.

O coordenador de mobilidade também destacou que a secretaria tem estudos preliminares para o transporte marítimo, entre Joinville e São Francisco do Sul. A informação foi repassada após questionamento feito pelo presidente da comissão, Lucas Souza (PDT), sobre a possibilidade de novos modais de transporte.

Membro da comissão, o vereador Adilson Girardi (MDB) refletiu acerca da mentalidade de trabalho da secretaria com a criação da região metropolitana. Segundo o vereador, em um cenário metropolitano, as decisões deixam de ser exclusivamente locais para serem projetos regionais, que, pela complexidade, demandam mais tempo e recursos.

Reunião

A comissão aprovou o convite para a presença das diretorias de três associações de municípios na reunião da próxima terça-feira (4). O requerimento, proposto por Lucas Souza, inclui a Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc), a Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte) e a Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali).Conforme Lucas Souza, as associações têm papel importante na articulação política entre os municípios que poderão integrar a região metropolitana de Joinville.

(Divisão de Jornalismo CVJ:Jeferson Luis dos Santos)

Governadora debate soluções para desastres climáticos com ministro Marcos Pontes Anterior

Governadora debate soluções para desastres climáticos com ministro Marcos Pontes

Após ter parte de sua fiação furtada Restaurante Popular I volta a atender Próximo

Após ter parte de sua fiação furtada Restaurante Popular I volta a atender

Deixe seu comentário