logo RCN

Comissão de Economia discute situação de palmeiras na estrada do Atalho, em Joinville

  • Foto: Divulgação -

Moradores pedem remoção de árvores por questões de segurança

A Comissão de Economia da Câmara de Vereadores de Joinville discutiu, na tarde desta segunda-feira (20), a situação das 119 palmeiras localizadas às margens da estrada do Atalho, na zona rural do bairro Vila Nova. O encontro foi motivado por solicitações de moradores da região, que pedem a remoção de parte das árvores, plantadas há cerca de 20 anos em área privada com pouco espaçamento entre si.

Durante a reunião, Valmor Cardozo da Silva, morador da localidade, relatou que a visibilidade nos acessos à estrada está comprometida pela proximidade entre as árvores e a via, aumentando os riscos de acidentes. Segundo ele, a queda de folhas pode afetar motociclistas e motoristas, especialmente em uma via que recebe trânsito pesado, incluindo caminhões.

Representantes da Secretaria de Meio Ambiente (Sama) e da Defesa Civil participaram do debate e concordaram com a necessidade de uma análise mais ampla da situação. O gerente da Unidade de Proteção Civil, Maiko Richter, propôs a realização de um estudo técnico conjunto para avaliar os riscos que as árvores podem representar.

Jackson Santos, da Gerência de Parques, Praças e Rearborização Pública da Sama, informou que uma análise inicial já foi realizada por servidores da secretaria, a pedido do vereador Adilson Girardi (MDB). O laudo preliminar aponta que, do ponto de vista ambiental, as palmeiras estão saudáveis e não oferecem risco iminente de queda.

No entanto, Jackson reconheceu que o caso exige uma análise interdisciplinar, considerando também aspectos de segurança viária, paisagismo, irrigação agrícola e trânsito. “É uma situação que vai além do meio ambiente. Precisamos envolver diferentes áreas para uma solução equilibrada”, afirmou.

Durante a reunião, Girardi propôs e teve aprovado um requerimento para que Sama e Defesa Civil organizem, no prazo de 10 dias, uma reunião com moradores da estrada do Atalho e os membros do colegiado para aprofundar o debate e buscar alternativas.

Além de Girardi, participaram da discussão os vereadores Vanessa Falk e Érico Vinicius, ambos do partido Novo.

Prefeitura amplia lei que premia educadores com base no desempenho escolar Anterior

Prefeitura amplia lei que premia educadores com base no desempenho escolar

Mais de 82 mil pessoas já foram vacinadas contra a gripe em Joinville Próximo

Mais de 82 mil pessoas já foram vacinadas contra a gripe em Joinville

Deixe seu comentário