logo RCN

Após 5 meses, Americanas admite e detalha fraude nas contas

  • Foto: Divulgação -

Comunicado ao mercado expõe irregularidades e aponta ex-diretor como responsável. Empresa diz que o efeito dos ajustes está sendo apurado, "mas a expectativa da administração é de que o impacto nos resultados mais recentes seja significativo"

A Americanas anunciou nesta terça-feira (13) que os fiscais financeiros da empresa foram fraudulentas durante a gestão anterior, conforme revelado em um relatório apresentado ao conselho de administração. O varejista está passando por um processo de recuperação judicial após descobrir um déficit no início do ano.

A companhia resistiu pela primeira vez a existência das fraudes e está em processo de apuração do impacto dos ajustes nos resultados ao longo do tempo, mas a administração espera que o impacto seja significativo nos resultados mais recentes.

O relatório, baseado em documentos fornecidos pelo comitê de investigação independente, apontou a participação do ex-presidente-executivo Miguel Gutierrez, que deixou a empresa em dezembro de 2022, além de outros ex-diretores e executivos antigos, na fraude. Houve também tentativas de gestão anterior de ocultar a verdadeira situação dos resultados e do patrimônio. Não foi possível obter um posicionamento imediato de Gutierrez.

Em janeiro, a Americanas revelou a descoberta de irregularidades contábeis de cerca de R$ 20 bilhões, o que desencadeou uma crise na empresa e não resultou em pedido de recuperação judicial.

De acordo com o relatório, as fraudes estavam predominantemente relacionadas a operações de contratos de verba de propaganda cooperativa e instrumentos similares. Esses incentivos comerciais foram criados artificialmente para melhorar os resultados operacionais da empresa, mas sem envolver contratações reais com fornecedores.

Além disso, a gestão anterior contratou financiamentos sem as devidas aprovações societárias, que foram devidamente contabilizados no balanço patrimonial. As operações de financiamento de compras e de capital de giro totalizam R$ 20,6 bilhões em números preliminares.

A Americanas informou que os ajustes contábeis definitivos serão refletidos nos demonstrativos financeiros auditados, que serão reapresentados assim que os trabalhos foram concluídos. O conselho de administração orientou a empresa e seus assessores a apresentarem o relatório às autoridades competentes e avaliar medidas para buscar ressarcimento dos danos causados ​​pela fraude.


CPI dos Atos Golpistas convoca aliados do governo para depor Anterior

CPI dos Atos Golpistas convoca aliados do governo para depor

Em Campinas, 3 pessoas contraíram febre maculosa em evento Próximo

Em Campinas, 3 pessoas contraíram febre maculosa em evento

Deixe seu comentário