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Triplicação da SC-401 entra na fase final de análise de propostas

  • Foto: Tiago Ghizoni / Arquivo / SECOM -

Obras ocorrerão prioritariamente à noite para minimizar impactos no trânsito

A análise das documentações das empresas interessadas na obra de triplicação do trecho mais urbanizado da SC-401, no Norte da Ilha de Santa Catarina, está na fase final. O projeto prevê a ampliação de quase sete quilômetros de rodovia, além da construção de marginais, viadutos e uma rótula, totalizando cerca de 10 quilômetros de intervenção.

“As obras vão começar e, para minimizar os impactos na vida das pessoas, as maiores intervenções ocorrerão sempre à noite. Vamos melhorar desde o início da SC, no Bairro João Paulo, até o Cacupé. É um dos trechos mais movimentados do estado. Se acontece um acidente ali, tudo para. A rodovia precisa de melhorias. Como essa discussão é antiga e ninguém tomou providências, nós vamos fazer”, afirmou o governador Jorginho Mello.

Os técnicos da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (SIE) estão seguindo os prazos legais, mas a determinação do governo é dar celeridade ao processo. “Nossa intenção é concluir toda a parte burocrática em breve para homologar a empresa vencedora, possibilitando que o governador dê a ordem de serviço o quanto antes”, explicou o secretário da pasta, Jerry Comper.

Desde o início dos anos 2000, a SC-401 recebeu apenas melhorias pontuais. Agora, com essa reformulação completa, a expectativa é melhorar o fluxo de veículos e garantir maior segurança aos motoristas e pedestres. O secretário também destacou a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura para viabilizar a execução da obra.


Detalhes do projeto

  • Vias marginais

Serão quase 4 kms de vias marginais, somando-se as obras nos dois sentidos da rodovia. Elas serão entre o viaduto Monte Verde até o viaduto de acesso ao Bairro de Santo Antônio de Lisboa.

  • Passagem elevada

O projeto prevê, no km 13, um retorno com passagem elevada para o fluxo Centro-Bairro sobre a SC-401. A estrutura propiciará o acesso ao Caminho dos Açores, uma demanda antiga da comunidade.

  • Rotatória

No acesso ao Bairro Cacupé, no km 14, será implantada uma rotatória para instruir a saída do Bairro, propiciando o movimento mais seguro.
A partir deste entroncamento haverá ruas marginais que receberão o fluxo local de moradores e do comércio existente.

  • Viaduto

No km 14 será implantado um viaduto no Bairro de Saco Grande para acessar a Rodovia Virgílio Várzea.

  • Curva após o shopping

Aumento de raio da curva no km 18. Mudança trará mais segurança aos motoristas e maior fluidez de tráfego no local.

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