logo RCN

Joinville recebe quimioterápicos após mobilização

  • Foto: Divulgação -

Após falta de Trastuzumabe, esforços garantem atendimento a pacientes no Hospital São José

Na última terça-feira (26), a Secretaria de Estado da Saúde comunicou à Prefeitura de Joinville sobre a disponibilidade do medicamento quimioterápico Trastuzumabe, que estava em falta na região. Agindo prontamente, a Prefeitura de Joinville enviou uma equipe até Florianópolis para buscar os medicamentos, os quais chegaram ao Hospital São José ainda na mesma noite.

O comunicado foi emitido após o Ministério da Saúde divulgar uma Nota Oficial informando que os medicamentos haviam sido enviados para o Governo do Estado de Santa Catarina nos dias 28 de novembro, 19 de janeiro e 21 de fevereiro, em quantidade suficiente para atender à demanda de todo o primeiro trimestre.

Na quarta-feira (27), oito pacientes já foram atendidos, e outros 12 estão agendados para receber o tratamento na quinta-feira (28/3). A aplicação está sendo realizada no Hospital São José, que é responsável por administrar a medicação.

O Trastuzumabe, que deve ser aplicado em conjunto com o Pertuzumabe, teve sua aplicação atrasada devido à necessidade de aguardar que ambos estivessem disponíveis para os pacientes. O Pertuzumabe havia sido entregue para Joinville na semana anterior.

Os medicamentos fornecidos são suficientes para um ciclo de tratamento, correspondente a aproximadamente 21 dias.

Com relação ao medicamento Rituximab, o Hospital São José informa que recebeu apenas a dosagem com 500 mg, o que exigiu a divisão da dosagem, uma vez que os pacientes aguardavam o Rituximab 100 mg.

Vale ressaltar que esses três medicamentos não são padronizados e devem ser fornecidos pelo Ministério da Saúde em cumprimento às decisões judiciais proferidas nas respectivas Ações Civis Públicas.

Em janeiro de 2024, a Prefeitura de Joinville havia comunicado ao Ministério Público Federal sobre a falta de fornecimento para atender a 26 pacientes. O processo tramitou rapidamente na Justiça, mantendo a decisão para que o Ministério da Saúde disponibilizasse a medicação.


Prefeitura dá andamento em processo para compra emergencial

Como não há garantia que o fornecimento deverá ser mantido dentro da normalidade para atender os pacientes nos próximos ciclos, a Prefeitura de Joinville está dando continuidade ao processo de preparação da documentação para compra desses medicamentos, de forma emergencial.

Caso necessário, a aquisição dos medicamentos será feita com o recurso resultante das sobras orçamentárias da Câmara de Vereadores de Joinville. Porém, a expectativa é que o Governo Federal regularize o abastecimento, considerando as decisões judiciais.

Prefeitura fornece medicamentos que estão na Remume

Ao município de Joinville, cabe oferecer os medicamentos padronizados na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais. Nestes casos, o tratamento está normalizado e todos os pacientes estão recebendo a medicação.

Quando há algum tipo de dificuldade na compra dos medicamentos, o Hospital São José conta com um convênio com o Hospital Erasto Gaertner, referência nacional em tratamento de câncer, que realiza a quimioterapia com o medicamento recomendado.

Vice-prefeita de Joinville é homenageada em Sessão Especial na Alesc Anterior

Vice-prefeita de Joinville é homenageada em Sessão Especial na Alesc

525 toneladas de entulho são retiradas do bairro Aventureiro Próximo

525 toneladas de entulho são retiradas do bairro Aventureiro

Deixe seu comentário