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Início das obras da Ponte Joinville marca nova era de infraestrutura na cidade

  • Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -

Prefeito Adriano Silva e vice-prefeita Rejane Gambin assinam ordem de serviço em cerimônia no Teatro Juarez Machado

O dia 23 de maio de 2024 será lembrado como um marco histórico para Joinville. Na manhã desta quinta-feira, o prefeito Adriano Silva e a vice-prefeita Rejane Gambin oficializaram o início das obras da Ponte Joinville ao assinar e entregar a Ordem de Serviço autorizando os trabalhos.

A cerimônia, realizada no Teatro Juarez Machado, contou com a apresentação detalhada das etapas da obra e dos processos anteriores à entrega da Ordem de Serviço. Em seguida, as autoridades visitaram o local na rua Alwino Hansen, no bairro Adhemar Garcia, onde os materiais para a construção começaram a ser recebidos.

“É a maior obra de infraestrutura de Joinville e vai conectar quase 450 mil pessoas. Hoje, o joinvilense que mora nessas regiões é obrigado, muitas vezes, a vir até o Centro da cidade para seguir para a zona Sul ou Leste. Com esse eixo, vai economizar bastante tempo e vai gerar novas oportunidades. É uma grande obra de infraestrutura que vai mudar a vida do joinvilense”, afirmou o prefeito Adriano Silva.

O secretário de Infraestrutura Urbana, Jorge Sá, destacou o compromisso com o meio ambiente na execução do projeto. “Estamos tratando de uma ponte em que o princípio básico da Prefeitura e de todos os técnicos envolvidos foi evitar qualquer tipo de agravamento ou prejuízo ao meio ambiente. Por isso, é uma obra diferenciada. Teremos duas estruturas, uma no Adhemar Garcia e outra no Boa Vista, independentes e equipadas para produzir pré-fabricados para cada lado, incluindo o uso de cantitravel.”


Projeto de 980 Metros Conectará Adhemar Garcia ao Boa Vista

​O primeiro passo será a montagem da estrutura que abrigará as máquinas e equipamentos, além de servir como fábrica de pré-moldados. A Ponte Joinville, com aproximadamente 980 metros de comprimento e 26 metros de largura, terá duas pistas para cada sentido, acostamento, ciclovia e calçada para pedestres, conectando a avenida Alwino Hansen, no bairro Adhemar Garcia, ao sistema viário do bairro Boa Vista, nas ruas São Leopoldo e São Borja.

Além da construção da ponte, o edital inclui a requalificação asfáltica das ruas São Leopoldo (1,5 km), São Borja (1,5 km) e avenida Alwino Hansen (200 metros), melhorando ainda mais a infraestrutura viária da região.


Obra almejada há mais de 50 anos finalmente sai do papel

​A necessidade de uma ligação entre as zonas Sul e Leste de Joinville foi identificada há mais de 50 anos, no primeiro plano urbanístico da cidade. Em 1974, o primeiro Plano Viário de Joinville traçou o caminho partindo da rua Jarivatuba até o bairro Boa Vista. Este trajeto foi redesenhado em 2008 pelo Instituto de Planejamento, resultando no traçado atual da ponte.

Em 2016, a Prefeitura assinou o contrato para o projeto executivo da obra, concluído em 2020. Os trâmites para o financiamento começaram em 2017, culminando na assinatura de um acordo de US$ 40 milhões com o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) em 2018. Este financiamento cobre a construção, estudos, projetos e supervisão da obra.

A primeira licitação em 2022 foi considerada fracassada, mas uma segunda licitação em 2023 homologou a Álya Construtora S/A como vencedora, com uma proposta de R$ 296.231.799,89. O contrato tem vigência de 30 meses, com prazo de execução de 24 meses.

A supervisão da obra, conforme o contrato com o Fonplata, será realizada pelo Consórcio Supervisor Nova Engevix - Azimute. A gestão atual da Prefeitura priorizou o método construtivo, garantindo as autorizações ambientais e revisando as planilhas orçamentárias, o que viabilizou o lançamento das licitações internacionais.


Com expectativa de 65 mil usuários diários, projeto inclui transparência e participação comunitária

​A construção da Ponte Joinville trará significativas melhorias para a mobilidade urbana de aproximadamente 448 mil moradores das regiões Leste e Sul da cidade. A nova infraestrutura promete facilitar o deslocamento diário de cerca de 65 mil pessoas, beneficiando especialmente os usuários dos quatro terminais urbanos de transporte coletivo.

Além de reduzir o tempo de viagem entre as regiões, a Prefeitura de Joinville está empenhada em manter a transparência durante todo o processo de construção. Informações detalhadas sobre o andamento da obra, cronogramas, fases de construção, notícias e curiosidades estarão disponíveis no site oficial joinville.sc.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura.

Para garantir a participação da comunidade, serão formadas duas comissões de acompanhamento da obra, uma no bairro Adhemar Garcia e outra no Boa Vista. Estes grupos terão reuniões periódicas com a Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) para discutir as etapas da construção e prestar contas sobre o progresso do projeto.


Método construtivo prevê redução de impactos ambientais

Um dos principais diferenciais da obra da Ponte Joinville é o método construtivo. Neste método que é usado em obras de portos, por exemplo, a construção começa nas margens e vai avançando em direção ao rio no sistema cantitravel. À medida que a cantitravel avança, são cravadas estacas no solo. Este processo é realizado até a chegada no vão central. Com a fundação pronta, serão colocadas mais vigas, concretadas no canteiro de obra e que contam com cabos de aço no interior, para reforçar a estrutura.

Este método reduz os impactos ambientais, o que possibilitou que o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina pudesse avaliar e emitir as licenças necessárias para a obra.

Números da Ponte Joinville

Extensão: 980 metros

Canal navegável sobre o Rio Cachoeira: largura de 80 metros e altura de 9,5 metros

Aço: 2 mil toneladas

Concreto: 76 mil toneladas

Escavação para estacas de fundação: 3,3 quilômetros

Estacas metálicas: 210 toneladas

Moradores nas regiões beneficiadas: 448 mil

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