logo RCN

Companhia Águas de Joinville fecha preventivamente ETA do Cubatão

  • Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -

Vazamento de produto químico na APA Serra Dona Francisca gera preocupação

A Prefeitura de Joinville, em parceria com a Companhia Águas de Joinville, anunciou a instalação de um Gabinete de Crise para monitorar de perto a situação decorrente do vazamento de produto químico na Área de Proteção Ambiental (APA) Serra Dona Francisca. A medida, tomada em conjunto, visa garantir a segurança dos consumidores e implementar ações efetivas para conter os danos ambientais.

Como primeira medida de precaução, a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cubatão teve suas atividades de captação fechadas temporariamente. Essa decisão, porém, pode impactar o abastecimento de água em uma extensa lista de bairros, incluindo Adhemar Garcia, América, Anita Garibaldi, Atiradores, Aventureiro, Bom Retiro, Boa Vista, Bucarein, Centro, Comasa, Costa e Silva, Distrito Industrial Norte, Dona Francisca, Espinheiros, Fátima, Floresta, Glória, Guanabara, Iririú, Itaum, Jardim Paraíso, Jardim Iririú, Jardim Sofia, Jarivatuba, João Costa, Paranaguamirim, Parque Guarani, Petrópolis, Pirabeiraba, Rio Bonito, Saguaçu, Santo Antônio, Ulysses Guimarães e Vila Cubatão.

O fechamento da ETA permanecerá até que análises químicas das amostras coletadas sejam concluídas, e se comprove que não há riscos para o consumo da água.

A situação se originou de um acidente ocorrido na manhã desta segunda-feira (29), quando um caminhão de transporte de produto químico capotou na SC-418, na Serra Dona Francisca. A Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, com o apoio de diversos órgãos, está conduzindo a situação. A Companhia Águas de Joinville mobilizou equipes técnicas para análise da água, enquanto a Prefeitura atua diretamente no local com equipes da Defesa Civil e da Secretaria do Meio Ambiente (Sama), focadas em medidas de contenção e orientação técnica.

O prefeito Adriano Silva sobrevoou a região ainda durante a manhã desta segunda-feira para avaliar a situação de perto e demonstrar o compromisso da administração municipal em lidar eficientemente com a emergência ambiental.


Situação de Emergência

​Na manhã desta segunda-feira (29), a Prefeitura de Joinville publica o Decreto de Situação de Emergência em função do acidente ocorrido com produto químico ocorrido na Serra Dona Francisca. A Companhia Águas de Joinville alerta para a necessidade de economizar água na cidade.

A captação de água da Estação de Tratamento (ETA) do Cubatão foi totalmente fechada às 10h. O fechamento ocorreu para que o local não receba água com resíduos provenientes do acidente.

Técnicos da Companhia Águas de Joinville realizam análises constantes para garantir que não há resquícios do produto químico. A empresa constatou que os níveis dos reservatórios estão baixando rapidamente. Por volta das 10h30, o nível dos reservatórios estava em média de 50%, o suficiente para quatro horas de consumo.

Lideranças da Prefeitura, Águas de Joinville e Forças de Segurança da cidade estão reunidas no Gabinete de Crise para acompanhar a situação.

O prefeito Adriano Silva sobrevoou o local com o helicóptero Águia, da Polícia Militar, e constatou que o produto avança com velocidade pelas águas da região.

“Estamos agindo rapidamente e tomando todos os cuidados para garantir a segurança de todos, mas é necessário que a população colabore, economize água e evite o desperdício”, afirma o prefeito.


Estado de saúde do motorista

O motorista do caminhão que se acidentou na Serra Dona Francisca está em estado de observação no Hospital Municipal São José. O homem de 59 anos teve ferimentos pelo corpo e está consciente. Ainda não há previsão de alta.

Chuva forte deixa deixa rastro de destruição em Jaraguá do Sul e Itapoá Anterior

Chuva forte deixa deixa rastro de destruição em Jaraguá do Sul e Itapoá

Temporal causa uma morte e estragos na Grande Florianópolis Próximo

Temporal causa uma morte e estragos na Grande Florianópolis

Deixe seu comentário