Campeonato Joinvilense de Robótica celebra inovação e educação com onze equipes campeãs
-
Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -
Estudantes da Rede Municipal brilham em evento com foco no uso consciente de telas
Onze equipes foram coroadas campeãs da 4ª edição do Campeonato Joinvilense de Robótica, que aconteceu neste sábado (9), na Unisociesc, no bairro Boa Vista, em Joinville. Realizada pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Joinville, a competição reuniu 336 alunos e 71 professores de 37 escolas da Rede Municipal de Ensino, promovendo um espaço de aprendizado e inovação.
Com o tema “uso consciente de telas”, o campeonato desafiou os alunos em sete categorias diferentes. Ao longo do dia, os participantes disputaram modalidades variadas, apresentaram seus projetos e tiveram a oportunidade de trocar experiências e aprender com colegas de outras escolas.
Entre os destaques, a equipe Inovathers, da Escola Municipal Dom Jaime de Barros Câmara, conquistou o primeiro lugar na categoria ArtBot Expert. A vitória foi especial para a professora Monica Aparecida Asquino, que integrou a equipe de alunos do programa Tempo de Avançar, voltado para reduzir a defasagem na aprendizagem. “A equipe se esforçou demais para estar aqui. Estou muito feliz porque foi mais do que merecido”, comemorou Monica.
As outras equipes campeãs foram: Eladirobotics (EM Eladir Skibinski), KB Extensão (EM Karin Barkemeyer - Extensão), Robot Maker (EM Padre Valente Simioni), Robotic Teens (EM Lacy Luiza da Cruz Flores), Small Inovators (EM Luiz Gomes), Star Byte (EM Thereza Mazzolli Hreisemnou), Tech Star (EM Anita Garibaldi), TecnoGuys (EM Zulma do Rosário Miranda), Tecno Hunters (EM Laura Andrade) e VS Tech Bots (EM Virgínia Soares).
Campeonato dobrou de tamanho em 2024
Em 2021, quando ocorreu a primeira edição, o campeonato reuniu sete equipes. Em 2022, com o início da expansão do programa Somos Digitais, da Rede Municipal de Ensino, foram 21 equipes participantes. Já no ano passado foram 42 e agora, em 2024, a capilarização do Somos Digitais contribuiu para que o número mais que dobrasse, chegando a 91 equipes inscritas.
“É uma competição que já se consolidou no município e hoje a gente vê o resultado da motivação de todos para proporcionarmos aos nossos estudantes um pouco daquelas experiências tecnológicas que estão presentes atualmente no mundo”, avaliou a gerente de inovação da Secretaria de Educação, Denise Rengel.
Veja os campeões de cada categoria:
ArtBot Júnior: Robotic Teens (EM Lacy Luiza da Cruz Flores)
ArtBot Expert: Inovathers (EM Jaime de Barros Câmara)
Atto Micro:bit desafio do robô: Eladirobotics (EM. Eladir Skibinski)
Atto Micro:bit projeto de inovação: Star Byte (EM Thereza Mazzolli Hreisemnou)
Estoura Balão: Small Inovators (EM Luiz Gomes)
Lego: desafio do robô: VS Tech Bots (EM Virgínia Soares)
Lego: design do robô: Robot Maker (EM Valente Simioni)
Lego: projeto de inovação: TecnoGuys (EM Zulma do Rosário Miranda)
Lego: trabalho em equipe: Tech Star (EM Anita Garibaldi)
Projeto de tecnologia educacional: KB Extensão (EM Karin Barkemeyer Extensão)
Seguidor de linha: Tecno Hunters (EM Laura Andrade)
Deixe seu comentário