Joinville adota solução prática para evitar alagamentos em regiões críticas |
Prefeitura de Joinville propõe nova distribuição de recursos para a cultura com reforma do SIMDEC
-
Foto: Mauro Schlieck/CVJ -
Proposta será analisada por comissões da CVJ
A Prefeitura de Joinville encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei nº 196/25, que propõe uma ampla reformulação no Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (SIMDEC), instituído em 2005. A medida visa adequar a legislação municipal à nova Lei Federal nº 14.903/2024, que estabeleceu o marco regulatório do fomento à cultura em todo o país.
De acordo com o prefeito Adriano Silva (Novo), o novo texto tem como objetivo modernizar e tornar mais eficiente a aplicação dos recursos públicos no setor cultural, “disciplinando e restringindo a aplicação de valores, além de inserir inovações para melhoria do fluxo dos projetos, com base na experiência adquirida pela administração pública municipal”.
Redistribuição dos recursos
Uma das principais alterações previstas é na repartição dos recursos entre o FMIC (Fundo Municipal de Incentivo à Cultura) e o MMIC (Mecenato Municipal de Incentivo à Cultura). Atualmente, cada mecanismo recebe 50% dos valores. Com a proposta, o MMIC passará a receber 80% e o FMIC ficará com 20%. O percentual total de renúncia fiscal (ISS e IPTU) destinado ao SIMDEC permanece entre 2% e 3%
Critérios e vedações
O projeto também estabelece uma lista de proibições, seguindo os parâmetros da legislação federal. Serão rejeitados projetos que:
Não possuírem caráter cultural;
Apresentarem qualquer forma de preconceito ou discriminação;
Envolverem promoção da imagem de agente político.
Destinação das verbas
As verbas do FMIC deverão seguir a seguinte divisão:
75% para financiamento a fundo perdido de projetos aprovados via editais específicos;
10% para custos administrativos do SIMDEC, operado pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult);
15% para promoção direta da cultura por parte da Secult e de suas unidades.
A proposta ainda passará pela análise das comissões de Constituição e Justiça (CCJ), Finanças e Educação, Cultura e Esportes da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ) antes de ser levada à votação em plenário.
Deixe seu comentário