logo RCN

Liga Mundial de Surfe terá novo formato em 2026 e final no Havaí

  • Foto: Tony Heff/World Surf League -

Decisão do título reunirá todos os inscritos no início da competição

Os organizadores da Liga Mundial de Surfe (World Surfe League, em inglês) divulgaram nesta segunda-feira (28) o calendário de 2026, ano em que se comemora os 50 anos do circuito profissional de surfe. A competição terá 12 etapas, com início em abril e término em dezembro. Diferentemente das edições anteriores, o corte por notas ocorrerá na nona etapa do Mundial, e a grande final em Pipeline (Havaí) reunirá todos os competidores, incluindo os que não avançaram após a nota de corte. A etapa brasileira de Saquarema (RJ) ocorrerá entre 12 a 20 de junho.

Outra novidade é o aumento do número de surfistas mulheres no início da temporada regular, que subirá das atuais 18 para 24 participantes. Já o torneio masculino seguirá começando com 36 homens. Após a nona etapa (Lower Trestles), serão contabilizados os sete melhores resultados de cada competidor. Quem se classificar após a nota de corte, disputará a pós-temporada, que inclui as etapas de Abu Dhabi (10ª) e Peniche (11ª). A 12ª e última etapa será a de Pipeline (Havaí), mas não será com o formato do Finals, adotado nas últimas edições, inclusive a atual, com os cinco melhores da temporada na disputa do título.

A etapa de Pipeline terá a maior pontuação: 15 mil pontos no ranking. Já as etapas anteriores distribuirão 10 mil pontos. Para o cálculo da nota final que definirá os campeões (masculino e feminino) de 2026 serão considerados os nove melhores resultados de cada surfista em 12 etapas.

“Essas mudanças refletem nosso compromisso em honrar o legado da modalidade e, ao mesmo tempo, moldar seu futuro. Com os formatos atualizados, veremos desafios maiores desde o primeiro dia, com cada bateria trazendo consequências reais ao longo da temporada. Combinando isso com locais icônicos, a disputa feminina expandida e Pipeline como o ápice, estamos construindo um tour que atende melhor aos nossos atletas e fãs e conduz o surfe para o seu próximo capítulo”, justificou Ryan Crosby, diretor executivo da WSL.


Mudanças no formato da disputa

Outra alteração relevante na temporada de 2026 da Liga Mundial de Surfe a exclusão dos rounds não eliminatórios e das repescagens. Na etapa regular (da 1ª à 9ª) os surfistas mais bem colocados no ranking (28 homens e oito mulheres) ficarão de fora da primeira rodada e começarão a competir na segunda, tendo como adversários os vencedores da fase anterior.

A partir da pós-temporada – etapas de Abu Dhabi e Peniche – apenas no torneio masculino os oitos melhores no ranking estão autorizados a prescindir da primeira rodada.

Na final em Pipeline, novamente a melhor colocação no ranking postergará o inicio da disputa para parte dos surfistas. Entre os homens, os oito primeiros colocados competirão a partir da quarta rodada. Já no torneio feminino,  as oito primeiras cairão na água a partir da segunda rodada.


Calendário da WSL 2026

Etapa 1 – Bells Beach, Austrália – de 1 a 11 de abril;

Etapa 2 – Margaret River, Austrália – de 17 a 27 de abril;

Etapa 3 – Snapper Rocks, Austrália – de 2 a 12 de maio;

Etapa 4 – Punta Roca, El Salvador – de 28 de maio a 7 de junho;

Etapa 5 – Saquarema, Brasil – de 12 a 20 de junho;

Etapa 6 – Jeffreys Bay, África do Sul – de 10 a 20 de julho;

Etapa 7 – Teahupoo, Taiti – de 8 a 18 de agosto;

Etapa 8 – Cloudbreak, Fiji – de 25 de agosto a 4 de setembro;

Etapa 9 – Lower Trestles, EUA – de 11 a 20 de setembro;

NOTA DE CORTE

Etapa 10 – Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos – de 14 a 18 de outubro;

Etapa 11 – Peniche, Portugal – de 22 de outubro a 1 de novembro;

 Etapa 12 – Pipeline, Havaí – de 8 a 20 de dezembro (com todos os inscritos)

João Fonseca cai para qualifier na estreia do Masters 1000 de Toronto Anterior

João Fonseca cai para qualifier na estreia do Masters 1000 de Toronto

Piastri e Norris correm como campeões na luta pelo título na F1 Próximo

Piastri e Norris correm como campeões na luta pelo título na F1

Deixe seu comentário