Com R$ 109,9 milhões em investimentos, Joinville comemora 174 anos com grandes avanços |
Joinville é premiada por inovação na saúde em congresso estadual
-
Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -
Iniciativas inovadoras da Secretaria da Saúde de Joinville foram reconhecidas por seu impacto positivo na saúde pública durante evento em Blumenau
A Secretaria da Saúde (SES) da Prefeitura de Joinville teve três de seus projetos premiados no 9º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina, realizado em Blumenau de 26 a 28 de março. As iniciativas, que abordam temas como teleatendimento, vacinação aos domingos e otimização do cuidado, foram reconhecidas pelo impacto positivo na saúde da população local.
Os projetos premiados incluem “Conectando curas: o impacto positivo do teleatendimento na hanseníase”, “Domingos de saúde: como a abertura da Sala de Vacinas aos finais de semana impacta a comunidade” e “Alerta de risco: uma experiência na otimização do cuidado em saúde”.
O projeto "Domingos de saúde", que foi destaque no evento, tem mostrado os benefícios da abertura da Sala de Vacinas aos domingos, uma ação da Prefeitura de Joinville para facilitar o acesso da população aos serviços de imunização. "A adesão ao serviço de vacinação aos domingos foi significativa, com muitas famílias aproveitando a oportunidade para atualizar o calendário vacinal", explica Nicoli dos Anjos, coordenadora de Imunização da SES.
Durante o ano de 2024, a Secretaria da Saúde realizou oito mutirões de vacinação aos domingos, aplicando mais de 1.100 doses. No próximo domingo (30/3), a Sala de Vacinas Central estará aberta das 8h às 12h, oferecendo todas as vacinas da Carteira de Vacinação, além do imunizante contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 16 anos.
Outro projeto premiado foi o “Alerta de risco: uma experiência na otimização do cuidado em saúde”, que visou garantir atendimento oportuno a pacientes com achados críticos em exames médicos. "Durante a realização do projeto, foram identificados 64 achados críticos, sendo que 92% deles eram sugestivos de câncer. O impacto foi significativo na redução dos tempos de atendimento e na jornada assistencial dos pacientes", destaca Juliana Safanelli, gerente de Gestão Estratégica da SES.
Por fim, o projeto "Conectando curas" evidenciou os benefícios do teleatendimento no acompanhamento de pacientes com hanseníase. A implementação do serviço resultou em uma redução significativa no número de faltas às consultas, promovendo maior adesão ao tratamento. "O teleatendimento se mostrou uma ferramenta eficaz na melhoria do acesso à saúde e na eficiência dos serviços, superando barreiras geográficas e promovendo inclusão social", afirma Nicoli.
Deixe seu comentário