logo RCN

Prefeitura de Joinville lança edital da Parceria Público-Privada para a iluminação pública

  • Foto: Prefeitura de Joinville/ Divulgação -

A Prefeitura de Joinville publica na quarta-feira (6/11), nos Diários Oficiais do Estado de Santa Catarina e do Município, o edital de concorrência da Parceria Público-Privada (PPP) para a rede de iluminação pública da cidade. Esta inovação vai possibilitar a qualidade do serviço, por meio de inovação tecnológica e um ganho importante de agilidade.

A concorrência prevê a execução de obras e a prestação de serviços relativos à modernização, eficientização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura de iluminação pública de Joinville. O prazo de concessão será de 22 anos e o valor máximo para esta contratação é de R$ 556.247.982,73. Cabe destacar que o investimento será totalmente custeado pela Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (COSIP) que já é cobrada atualmente, não resultando em nenhuma taxa adicional ao joinvilense.

Empresa interessadas em participar da concorrência devem entregar as propostas em 30 de janeiro de 2025, entre 10h e 12, na sede da Bolsa de Valores de São Paulo (B3 S.A. - Brasil, Bolsa, Balcão - Rua XV de Novembro, 275 - Centro, São Paulo/SP), onde, em fevereiro, ocorrerá a sessão pública de abertura e classificação das propostas.

O edital traz prazos que deverão ser cumpridos pela concessionária vencedora, como período para apresentação do plano de operação e manutenção e para a implantação do centro de controle operacional.

O documento também traz informações, como requisitos de iluminância e distanciamento entre os pontos de iluminação, além de prever o acompanhamento de todos os passos por parte da Prefeitura, inclusive pós-modernização do sistema e durante a execução de serviços complementares.

Estruturação do processo da PPP

A estruturação do projeto para a concessão da rede de iluminação de Joinville por meio de uma PPP começou em novembro de 2021, com a contratação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para dar o suporte técnico necessário à estruturação, que foi dividida em duas fases.

Na primeira fase de estruturação do projeto, entre novembro de 2021 e abril de 2022, foram realizados o diagnóstico e análise de cenários. Após a escolha do cenário por parte do poder municipal, em maio de 2022, começou a segunda fase com a modelagem do projeto e a preparação para a licitação.

Esta segunda fase contemplou a consulta pública no site oficial da Prefeitura de Joinville, que esteve aberta entre abril de maio de 2023, e uma audiência pública, realizada em 27 de abril de 2023 na Câmara de Vereadores de Joinville. Após a participação popular, os documentos foram revisados e adequados.

Em seguida, iniciou-se o processo de contratação, com as análises administrativas e jurídicas, que ocorreu até abril deste ano, quando os documentos foram encaminhados para análise do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC). Em agosto deste ano, o órgão concluiu a análise e recomendou algumas adequações que foram finalizadas no mês passado.

Foto: Prefeitura de Joinville/ Divulgação

Foto: Prefeitura de Joinville/ Divulgação


Alunos da Rede Municipal de Ensino participam de ação ambiental na região da Ponte Joinville Anterior

Alunos da Rede Municipal de Ensino participam de ação ambiental na região da Ponte Joinville

Escola de Música da Casa da Cultura promove mostras acadêmicas Próximo

Escola de Música da Casa da Cultura promove mostras acadêmicas

Deixe seu comentário