Joinville adota solução prática para evitar alagamentos em regiões críticas |
Estudantes da rede estadual de SC são destaque no Programa Jovem Senador
-
Foto: Divulgação -
A estudante Adrieli Matos França, da 3ª série do ensino médio da EEB Vinte e Cinco de Maio, de Fraiburgo, representará Santa Catarina na Semana de Vivência no Senado com o professor orientador Sérgio Domingues, em agosto. O reconhecimento acontece graças à redação de Adrieli sobre o tema “Emergência Climática: pense no futuro, aja no presente” para o Programa Jovem Senador.
“Foi um grande esforço, apaga, escreve, reescreve. Desde o início, eu deixei claro que estava fazendo também para dar mais visibilidade para a nossa escola e eu acho que consegui”, relata Adrieli.
Por meio do projeto do Senado, a Secretaria de Estado da Educação (SED) realiza a seleção dos participantes, estudantes do ensino médio das escolas públicas, por meio de um concurso de redação. Os autores das melhores redações de cada estado e do Distrito Federal tornam-se os jovens senadores do ano para atuação em sessões plenárias e reuniões das comissões temáticas.
“Nós temos aqui o curso técnico de ecologia e a ideia era trazer dentro do texto um pouco mais sobre o que a gente trabalha, sobre como isso pode ser uma resposta para algumas coisas. Eu digo sempre pra todo mundo que temos que acreditar no nosso potencial e eu sempre acreditei que a gente poderia chegar muito longe”, destaca o professor Sérgio.
Ao final da semana, vários projetos de lei são apresentados e votados em sessão plenária. Com isso, os jovens senadores e senadoras têm a possibilidade de intervir ativamente no ordenamento jurídico do país, se as propostas forem aceitas pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, a partir das ideias legislativas propostas.
Mais destaque para SC
Além de Adrieli, o estudante Valmir Corleone Ramor Júnior, da 2ª série do ensino médio da EEB Nereu Ramos, de Itapoá, conquistou o 3º lugar na etapa estadual, sob orientação da professora Tamara Spínola. Valmir abordou a crise climática com foco especial na importância da educação ambiental como ferramenta de transformação, defendendo a importância do desenvolvimento de uma consciência coletiva sobre os impactos ambientais.
“Particularmente, eu sempre me interessei por projetos assim, porque é algo que eu quero levar pra minha vida, quero trabalhar com isso. O Jovem Senador consegue conectar todos os cantos do Brasil de uma forma incrível. Aprendi muito, é algo que transformou a minha vida”, ressalta Valmir.
Deixe seu comentário