Trump intensifica guerra comercial com tarifas de 30% para UE e México |
Ferramenta da CGE identifica inconsistências no Universidade Gratuita em menos de 24 horas
-
Foto: Foto: Roberto Zacarias/Secom, SC -
Tecnologia automatizada será usada a partir do segundo semestre de 2025 para garantir mais transparência, agilidade e segurança na concessão do benefício estudantil em Santa Catarina
Uma nova ferramenta tecnológica desenvolvida pela Controladoria-Geral do Estado (CGE) de Santa Catarina promete transformar o processo de análise de inscrições no programa Universidade Gratuita. Capaz de detectar possíveis inconsistências nos dados dos estudantes em menos de 24 horas, a tecnologia foi entregue à Secretaria de Estado da Educação e também compartilhada com a Polícia Civil, que poderá utilizá-la em eventuais investigações.
A novidade surge em resposta a apontamentos do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que identificou milhares de inconsistências nos dados de alunos beneficiados nas edições anteriores do programa. Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia e Informação Estratégica da CGE, o sistema será aplicado já na etapa 2025.2 dos programas educacionais.
Com a mudança, as análises dos dados passarão a ser feitas de forma simultânea ao período de inscrições, permitindo que a checagem ocorra praticamente em tempo real, no dia seguinte ao cadastro do estudante. O objetivo é tornar o processo mais ágil e transparente, além de fortalecer o controle preventivo.
“Estamos dando um salto de qualidade no controle preventivo. A tecnologia desenvolvida pela nossa equipe permite que as informações sejam analisadas com agilidade, buscando prevenir concessões indevidas e fortalecendo a integridade do programa”, afirmou o controlador-geral do Estado, Freibergue Rubem do Nascimento.
A ferramenta cruza dados com bases públicas e aplica critérios técnicos para apontar indícios de irregularidades de forma automatizada. Esses indícios são posteriormente avaliados pelas equipes da Secretaria da Educação, que realizam a análise final dos casos.
O principal objetivo da iniciativa é assegurar que apenas os estudantes que realmente atendem aos critérios estabelecidos recebam os benefícios do Universidade Gratuita, garantindo justiça na distribuição dos recursos públicos e a credibilidade do programa.
Deixe seu comentário