Estatuto do Servidor é modernizado após 18 anos em Joinville

  • Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação -

Nova lei traz avaliação de desempenho, mais segurança jurídica e foco em resultados na gestão pública municipal

A Prefeitura de Joinville deu um importante passo na modernização da gestão pública com a atualização e entrega oficial do Estatuto do Servidor revisado, por meio da Lei Complementar 759/2026. Após a aprovação e sanção da Lei, a Prefeitura editou um caderno com a legislação. Agora, o documento está sendo entregue para todos os mais de 14 mil servidores públicos municipais. A Lei traz uma modernização que adapta as regras do funcionalismo às demandas atuais. Entre os principais avanços, o Estatuto consolida direitos fundamentais que antes dependiam de decisões judiciais ou interpretações isoladas. Diferente da legislação anterior, o novo texto remove subjetividades e foca em resultados. Há aproximadamente 18 anos o Estatuto não passava por uma revisão aprofundada. 


Modernização, segurança jurídica e gestão por desempenho

A atualização foca em pilares que impactam diretamente a ponta do serviço: a eficiência administrativa e a melhoria contínua da prestação de serviços ao cidadão. O processo de modernização foi consolidado pela sanção conjunta do novo Estatuto e da atualização da Lei Complementar 239/2007 (via Lei Complementar 760/2026), que juntas formam a base desta reforma administrativa. Uma das grandes inovações é o fortalecimento da meritocracia e da responsabilidade em todos os níveis. A partir de agora, os gestores municipais também passarão por processos formais de avaliação, incluindo o sistema de Avaliação 360 graus. Nele, as lideranças são monitoradas por critérios técnicos e avaliadas por seus pares e equipes, assegurando uma liderança alinhada às melhores práticas de governança e focada em resultados para a sociedade. Além disso, o novo estatuto introduz critérios de desempenho e competência desde o estágio probatório. “Quando profissionalizamos a gestão em todos os níveis, avaliando inclusive nossos líderes, o resultado aparece diretamente na agilidade do atendimento e na qualidade dos serviços que entregamos aos joinvilenses”, destaca o secretário de Gestão de Pessoas, Andrei Kolaceke. 


Compromisso com a cidade

Ao oferecer segurança jurídica e ferramentas modernas de gestão para os mais de 14 mil servidores, a Prefeitura consolida uma estrutura pública robusta, preparada para os desafios de uma cidade que é referência em desenvolvimento econômico e social. A entrega do documento impresso a cada servidor reforça a transparência deste processo, uma vez que as dúvidas dos servidores podem ser rapidamente sanadas, com a consulta realizada diretamente na Lei. Para os joinvilenses, essas atualizações refletem uma administração ainda mais transparente, processos mais céleres e uma equipe de servidores públicos focada em servir com excelência.

Projeto na Câmara de Joinville propõe auxílio funeral imediato para famílias vulneráveis Anterior

Projeto na Câmara de Joinville propõe auxílio funeral imediato para famílias vulneráveis

Presidente deporto da Coreia do Sul é condenado à prisão perpétua Próximo

Presidente deporto da Coreia do Sul é condenado à prisão perpétua

Deixe seu comentário