logo RCN

Audiência da Comissão de Urbanismo apoia operação urbana para segundo acesso ao Jardim Paraíso

  • Foto: CVJ / Divulgação -

Moradores e autoridades locais expressam apoio ao projeto que visa melhorar a mobilidade e infraestrutura do bairro

Na noite desta segunda-feira (15), durante a audiência da Comissão de Urbanismo realizada na Escola Municipal Professor Sylvio Sniecikovski, o público presente manifestou apoio à operação urbana consorciada proposta pela Prefeitura, que possibilitará a implantação do segundo acesso ao bairro Jardim Paraíso.

Com cerca de 20 mil residentes, o bairro atualmente conta apenas com uma entrada e saída, pela estrada Timbé. O Projeto de Lei Complementar n° 50/2023 propõe a construção de uma nova avenida, com 1,5 km de extensão, entre as ruas Callisto e a estrada Timbé. Em contrapartida pela área de aproximadamente 400 mil metros quadrados onde a avenida será construída, ao custo máximo de R$ 6,7 milhões - financiados integralmente por recursos privados - o proprietário do terreno terá permissão para realizar loteamentos, caracterizando a operação urbana consorciada.

O presidente da comissão, vereador Wilian Tonezi (PL), destacou que além da abertura da via, o projeto possibilitará a construção de equipamentos públicos e a criação de áreas verdes. Segundo Tonezi, 56% da área será destinada a loteamentos, com um tamanho mínimo de 300 metros quadrados para cada lote.

Para que o segundo acesso se torne realidade, é necessário que seja aprovada outra proposta contida no Projeto de Lei Complementar 49/2023, que visa tornar urbana a área do bairro onde será realizada a operação consorciada.

Moradores como Ademir Santos e Rolf Otto destacaram os benefícios que o segundo acesso trará para o bairro, como a valorização dos imóveis e a melhoria no trânsito, especialmente nos horários de pico. O líder comunitário Jean Tomazi enfatizou que o acesso não apenas melhorará a mobilidade, mas também ajudará a combater o estigma de violência associado ao bairro, permitindo uma melhor integração com as comunidades vizinhas.

O vereador Henrique Deckmann (MDB), também morador do Jardim Paraíso, expressou seu apoio ao projeto, descrevendo-o como uma medida de integração para o bairro. O vereador Pastor Ascendino Batista (PSD), igualmente residente no Paraíso, considerou o segundo acesso uma conquista e destacou sua importância para a transformação do bairro.


Veja protótipo do projeto

Imagem galeria
Operação policial cumpre mandados em Joinville e Palhoça Anterior

Operação policial cumpre mandados em Joinville e Palhoça

Câmara de Vereadores aceita novo Código Municipal do Meio Ambiente Próximo

Câmara de Vereadores aceita novo Código Municipal do Meio Ambiente

Deixe seu comentário