logo RCN
Notícias

Vereadores finalizam rodada de audiências sobre revisão do Plano Diretor

  • Mauro Artur Schlieck -

Munícipes, associações de bairros e entidades de classe apresentaram reivindicações diversas para a revisão do Plano Diretor (Projeto de Lei Complementar nº 61/2018) na audiência pública desta segunda-feira (8), que fechou após outras oito audiências promovidas pela Comissão de Urbanismo em diversos pontos da cidade. Meio ambiente, sustentabilidade e desenvolvimento foram palavras constantes no encontro de ontem.

A maioria das manifestações foi em torno de pedidos pela implementação do projeto Vale Verde, uma proposta por uma urbanização com potencial construtivo mais restritivo perto do rio Cubatão, e em uma discussão sobre a implantação ou não da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) na região do bairro São Marcos.

Além desses tópicos, também houve reivindicações para que o Plano Diretor preserve a cota 40, diminua ou restrinja ocupações irregulares na zona rural, aumente o gabarito para construções no bairro Aventureiro, assegure a continuidade de atividades de pedreiras em regiões de preservação e que possa ter um texto mais objetivo e claro.

Houve pedidos também pela revisão do plano viário e pela abertura ou alargamento de vias, como a extensão da rua Ministro Calógeras até a rua Urussanga, no bairro Bucarein, e a duplicação da rua Ottokar Doerffel.

Mais de 70 pessoas acompanharam a reunião presencialmente, além de outras que acompanharam o evento por meio da CVJ TV no Youtube e no Facebook.

Relator da proposta na comissão, o vereador Wilian Tonezi (Patriota) voltou a pedir que os munícipes encaminhem suas manifestações com seus anseios sobre a cidade para o e-mail planodiretor@cvj.sc.gov.br. Até o momento, mais de 200 manifestações foram recebidas, conforme Tonezi, e o recolhimento de manifestações deve seguir até o próximo dia 13.

Tonezi ainda reforçou o compromisso pela aprovação da revisão do Plano Diretor até o fim de 2021.

Além de Tonezi, também participaram da audiência os vereadores Diego Machado (PSDB), Neto Petters (Novo), Sidney Sabel (Democratas) e Adilson Girardi (MDB), que são integrantes da Comissão de Urbanismo.

Acompanharam a audiência, ainda, os vereadores Kiko do Restaurante e Pastor Ascendino Batista (ambos do PSD), Henrique Deckmann e Claudio Aragão (ambos do MDB) e Lucas Souza (PDT); as vereadoras Ana Lucia Martins (PT) e Tânia Larson (PSL); o presidente da Casa, Maurício Peixer (PL); e o líder do governo na Câmara, Érico Vinicius (Novo).  (Jornalismo CVJ - Sidney Azevedo)

Bombeiros Voluntários de Joinville participam do 4º Desafio Catarinense de Resgate Veicular Anterior

Bombeiros Voluntários de Joinville participam do 4º Desafio Catarinense de Resgate Veicular

Com 35 escolas inscritas, Câmara Mirim 2022 será definida por sorteio Próximo

Com 35 escolas inscritas, Câmara Mirim 2022 será definida por sorteio

Deixe seu comentário