Udesc Joinville reativa Escola Livre de Artes com abertura prevista para 2026 |
Udesc Joinville reativa Escola Livre de Artes com abertura prevista para 2026
-
Foto: Divulgação/Udesc -
Estrutura oferecerá cursos, oficinas e eventos culturais, promovendo formação artística e humanização da universidade
O Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc) em Joinville está reativando a Escola Livre de Artes (ELA), estrutura com autonomia e orçamento próprio para a realização de cursos, oficinas, eventos culturais e ações de formação de público e de qualificação de artistas. A escola abre as portas no primeiro semestre de 2026 e sua equipe dedicará os próximos meses ao planejamento de atividades e à formalização de parcerias necessárias ao seu funcionamento.
O anúncio da reabertura foi feito nesta sexta-feira (17), durante visita do reitor José Fernando Fragalli ao CCT, quando se reuniu com o diretor geral Leandro Zvirtes, com a diretora de ensino Fabíola Corrêa Viel, com o diretor de administração Márcio Metzner e com a futura coordenadora da ELA, a técnica Carina Vicente de Santi. A escola abre as portas no primeiro semestre de 2026 e sua equipe dedicará os próximos meses ao planejamento de atividades e à formalização de parcerias necessárias ao seu funcionamento.
A primeira experiência da Udesc Joinville com a ELA aconteceu em 2012, quando a escola se instalou primeiro no campus do CCT, depois no prédio da rua Otto Boehm e ao longo de quatro anos promoveu exposições de arte e manteve cursos gratuitos como de fotografia, capacitação para professores, técnicas corporais, arte digital, música e dança, entre outros. O projeto que naquele momento desenvolveu apenas parte do seu potencial agora volta à prioridade da universidade, que disponibilizará recursos para a implantação e a manutenção da escola em Joinville. “Houve a iniciativa da direção geral de retomar a Escola Livre de Artes e isso faz o sonho virar realidade. As artes transcendem a engenharia, a computação, as licenciaturas e estão em cada um de nós, que somos sensíveis. Vai ser um grande ganho para a universidade ver esse sonho saindo do papel”, explicou o reitor José Fernando Fragalli.
Uma das principais razões da reabertura da ELA em Joinville é a preocupação da direção geral de humanizar o perfil predominantemente técnico atribuído ao CCT, criando conexões mais orgânicas com a comunidade e promovendo a universidade como produtora de conhecimento sensível por meio de ações culturais. “O foco da escola sempre foi atender um público diverso com cursos de curta e média duração nas diferentes áreas das artes”, lembra o diretor Leandro Zvirtes. “É oportunidade para democratizar o acesso à arte, à cultura e à tecnologia, mas também uma experiência de troca social, onde o conhecimento, a diversidade e a pluralidade da universidade incentivam novos projetos de arte e trazem mais humanização para uma cidade industrial como Joinville”.
A Escola Livre de Artes deve instalar seu núcleo de administração e planejamento na sala 09 do Bloco I do CCT, tendo como coordenadora Carina Vicente de Santi, técnica de compras e licitações da Udesc, onde também integra o Comitê de Inovação e coordena iniciativas de extensão focadas na escrita afetiva. Administradora com ampla experiência na gestão pública, apaixonada por arte e viagens, Carina participa de projetos voluntários com foco na escuta sensível e no cuidado humano. “Nosso maior desafio será o de buscar parcerias e espaços para promoção dos cursos”, antecipa. “Minha expectativa é de que a escola promova o desenvolvimento das pessoas de uma forma integral, trazendo sensibilidade, expressão e empatia, que são habilidades que usamos todos os dias, em todas as áreas, além de um novo olhar para o mundo”.
Deixe seu comentário