logo RCN
NOTÍCIAS

TCE se manifesta por congelamento dos salários de servidores

  • Divulgação -

Lei Complementar 173/2020 proíbe o reajuste nos vencimentos de servidores federais, estaduais e municipais até 31 de dezembro de 2021. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) se manifestou pelo congelamento do salário dos servidores municipais de Guabiruba. Em março, a Prefeitura de Guabiruba chegou a encaminhar um projeto ao Legislativo que previa reajuste de pouco mais de 5% aos profissionais. A tendência é de que o mesmo percentual fosse aplicado posteriormente no Legislativo.

O projeto, todavia, foi retirado da pauta após o presidente da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI), Kleber Wan-Dall indicar insegurança jurídica. Por isso, foi solicitado por Wan-Dall um parecer do TCE, que considerou o reajuste ilegal.

A manifestação contrária ocorre em virtude da a Lei Complementar 173/2020, que, no contexto da pandemia, ficou conhecida como "Lei de Socorro aos Estados", incluindo o trecho que proíbe o reajuste no salário de servidores federais, estaduais e municipais até 31 de dezembro de 2021.

Em março deste ano, o Superior Tribunal Federal (STF) julgou a lei constitucional, de forma unânime, após três Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADI), abertas por PT, PDT e Podemos, todas relatadas pelo ministro Alexandre de Moraes. A medida foi prevista na lei como forma de compensar os gastos públicos extras com a pandemia de covid-19.

Para os partidos, no entanto, ao congelar os salários de todos os servidores do país, os artigos 7º e 8º da LC 173/2020 violaram alguns princípios constitucionais, como o de autonomia administrativa dos entes federativos e o de irredutibilidade salarial, bem como prejudicaram a eficiência dos serviços públicos. Esse, no entanto, não foi o entendimento do STF.


Polícia Civil apresenta na ACIJ palestra sobre crimes praticados através de meios digitais Anterior

Polícia Civil apresenta na ACIJ palestra sobre crimes praticados através de meios digitais

Geladeira Solar de empresa joinvilense tem autonomia de 36 horas sem Sol Próximo

Geladeira Solar de empresa joinvilense tem autonomia de 36 horas sem Sol

Deixe seu comentário