Semana Nacional da Educação Infantil tem exposições e oficinas abertas à comunidade na Rede Municipal de Ensino de Joinville

  • Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação -

Durante toda a semana, as unidades escolares terão exposições de atividades pedagógicas realizadas pelas crianças e também uma programação de oficinas voltadas aos alunos e às famílias

A Secretaria de Educação realizou nesta segunda-feira (24) a abertura da Semana Nacional da Educação Infantil, que em Joinville ocorre em todos os Centros de Educação Infantil (CEIs) e Escolas que atendem a etapa na Rede Municipal de Ensino, além das unidades conveniadas com o município.

Durante toda a semana, as unidades escolares terão exposições de atividades pedagógicas realizadas pelas crianças e também uma programação de oficinas voltadas aos alunos e às famílias. O objetivo é mostrar para toda a comunidade a importância da Educação Infantil para o desenvolvimento das crianças.

“Que possamos olhar para a infância e fazer uma análise se as nossas crianças estão tendo as mesmas oportunidades de viver uma infância segura, de brincadeiras, de realizar experiências e conhecer o mundo. Essa é a principal reflexão que essa semana quer trazer”, explica Julcimara Trentini, gerente de Educação Infantil da Secretaria de Educação.

A Semana Nacional da Educação Infantil foi criada em 2012, em homenagem à médica Zilda Arns, com o objetivo de refletir sobre a garantia dos direitos das crianças. Desde então, a Prefeitura de Joinville instituiu no calendário anual uma semana inteira de comemorações relacionadas à temática.


Evento de abertura

A Semana Nacional da Educação Infantil em Joinville teve abertura realizada no auditório da reitoria da Univille na manhã desta segunda-feira. O evento contou com contação de história e a palestra “Construção de sentidos: a leitura para além dos livros”, com Cleber Fabiano.

Durante o período da tarde, o palestrante também realiza duas oficinas para formação de contadores de histórias, com público formado por professores da Educação Infantil e outros profissionais da Rede Municipal de Ensino.


Rua da Infância

A programação da Semana Nacional da Educação Infantil começou antes mesmo da abertura oficial, com o evento “Rua da Infância”, realizado no domingo (23) na rua Rio Branco, no Museu Nacional de Imigração e Colonização (MNIC) e no Centro de Referência em Inovação para Educação (CRIE), no Centro de Joinville. A organização foi do Fórum Municipal pela Primeira Infância.

Ao longo da manhã, as crianças e as famílias puderam se divertir em brinquedos infláveis e diversas oficinas de brincadeiras promovidas por CEIs da Rede Municipal de Ensino. Também foram disponibilizadas diversas atividades em parceria com secretarias municipais e outras instituições da cidade.

Secretaria de Educação divulga quadro com 723 vagas para CEIs conveniados Anterior

Secretaria de Educação divulga quadro com 723 vagas para CEIs conveniados

Japão é atingido por terremoto que deixa ao menos dez pessoas feridas Próximo

Japão é atingido por terremoto que deixa ao menos dez pessoas feridas

Deixe seu comentário