logo RCN

Secretaria de Assistência Social participa de seminário sobre o Censo Demográfico de 2022

  • Foto: Divulgação -

Nesta terça-feira, 20, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) participou do Seminário sobre o Censo Demográfico de 2022. O evento, realizado no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi promovido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Santa Catarina faz parte de uma série de eventos realizados em todo o país para discutir os resultados e a metodologia do recenseamento populacional.

O censo é uma ferramenta importante para o planejamento e avaliação das políticas públicas desenvolvidas pela Secretaria. O cruzamento de informações socioeconômicas com dados sobre violações de direitos, registrados pelas equipes técnicas das Diretorias de Direitos Humanos, Assistência Social e Habitação, permite direcionar as ações do Governo do Estado para o enfrentamento das situações de risco e vulnerabilidades que afetam a população catarinense, conforme explicou o coordenador técnico estadual do Sipia Conselho Tutelar, Maicon de Medeiros.

Durante o evento, foram debatidas a relação do censo com os povos e comunidades tradicionais, bem como com a população em situação de rua, entre outros grupos. Foi dada uma atenção especial ao tratamento desses dados, que são fundamentais para a formulação de políticas públicas eficazes, ressaltou Maicon.

O seminário foi voltado para profissionais, pesquisadores e pessoas interessadas nas informações obtidas no 13º Recenseamento Geral do Brasil. O objetivo foi apresentar a situação da coleta de dados, as dificuldades e desafios enfrentados, bem como os avanços e inovações do censo. Os dados parciais estão disponíveis no site do IBGE, mas os resultados finais e as análises completas devem ser divulgados no segundo semestre deste ano.

A participação da Secretaria de Assistência Social nesse seminário demonstra o compromisso do Estado em utilizar as informações obtidas no Censo Demográfico de 2022 para direcionar suas políticas públicas de forma mais precisa e eficiente. Com base nos resultados, será possível compreender melhor as necessidades da população catarinense e desenvolver ações que promovam o bem-estar e a qualidade de vida de todos os cidadãos.

Buscas continuam pelo submarino turístico desaparecido nos destroços do Titanic Anterior

Buscas continuam pelo submarino turístico desaparecido nos destroços do Titanic

Botuverá aumenta produção e vazão de água tratada com ampliação da rede de distribuição Próximo

Botuverá aumenta produção e vazão de água tratada com ampliação da rede de distribuição

Deixe seu comentário