logo RCN

Secretaria da Saúde promove ações de prevenção às hepatites virais

  • Foto: Divulgação -

Os testes rápidos têm sido realizados nas maiores UBSFs da cidade

Neste Julho Amarelo, mês de conscientização sobre as hepatites virais, a Secretaria da Saúde da Prefeitura de Joinville realiza uma série de ações de prevenção e diagnóstico da doença em Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs). Nesta quarta-feira (19/7), foram realizados testes rápidos na UBSF do Fátima.

Segundo Aline Rios Simões, enfermeira do programa de hepatites virais da Secretaria da Saúde, a ação ocorre nas maiores UBSFs de Joinville.

“São testes simples, só um furinho no dedo, uma quantidade pequena de sangue, e em 15 minutos, no máximo, a pessoa sai com um diagnóstico, negativo ou positivo. As hepatites causam inflamação no fígado e podem ser crônicas, causando cirrose e câncer de fígado. Quanto antes a pessoa souber que tem a doença, melhor para iniciar o tratamento e evitar complicações”, explica Aline.

No dia 26/7, a ação ocorrerá na UBSF Aventureiro 2 (rua Mauro Bley do Nascimento), das 8h às 12h.

Marcos Roberto dos Santos, usuário da UBSF Fátima, realizou o teste nesta quarta-feira e elogiou a iniciativa. “É muito importante fazer esse teste, porque muitas pessoas não têm consciência sobre a doença. E o teste é gratuito, ao alcance das pessoas”, diz Marcos.

A coordenadora da UBSF Fátima, Camila Silva, ressalta que os testes de hepatite são feitos rotineiramente na rede pública de saúde. “Quando um paciente solicita, o teste é feito pelo enfermeiro na UBSF, assim como os testes de sífilis e HIV. Caso o teste dê positivo, o paciente é encaminhado para tratamento na unidade de Vigilância em Saúde da Prefeitura”, afirma a coordenadora.

Os testes de hepatite virais também podem ser feitos na Unidade de Assistência Especializada da Secretaria da Saúde, que fica na rua Abdon Batista, 172. Os horários estão disponíveis no site da Prefeitura, basta digitar no campo de busca “realizar teste rápido”.


Golpes Online envolvendo programa de renegociação de dívidas do governo federal são alvo de investigação do Ministério Público de Minas Gerais Anterior

Golpes Online envolvendo programa de renegociação de dívidas do governo federal são alvo de investigação do Ministério Público de Minas Gerais

Jaraguá do Sul doa 24 toneladas de arroz para famílias afetadas pelo conflito na Ucrânia Próximo

Jaraguá do Sul doa 24 toneladas de arroz para famílias afetadas pelo conflito na Ucrânia

Deixe seu comentário