logo RCN

Santa Catarina: O Destaque na Produção e Consumo de Cerveja no Brasil

  • Foto: Internet / Reprodução -

A cerveja está presente em quase todas as mesas, geladeiras e ocasiões no Brasil. Seja em um churrasco no fim de semana, um jogo de futebol ou um almoço em família, a bebida é uma das queridinhas dos brasileiros. Os números provam a predileção. Em 2022, por exemplo, foram consumidos quase 16 bilhões de litros de cerveja no país, um crescimento de 8% ante 7,7% em 2021. Os dados são de um levantamento da empresa de pesquisa Euromonitor International, para o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (SINDICERV).

Entre os dez estados mais populosos do Brasil, Santa Catarina se destaca tanto entre os consumidores quanto entre os produtores de cerveja no país. Com base em dados da Kantar IBOPE Media, um estudo mostrou que 39% dos catarinenses consumiram a bebida ao longo de 2022. A maioria deles se define como “usuários médios”, ou seja, que bebem mais de uma vez por semana, mas não todos os dias.


Social e palatável

Além do aspecto social que envolve o consumo da cerveja, existe um universo pouco explorado, mas muito frutífero: o da harmonização. Uma boa experiência gastronômica vai muito além da beleza e dos sabores do prato. Ela passa também pela bebida que a acompanha. Harmonizar é unir elementos que combinam, e se tem duas coisas que dão match é comida com bebida. As cervejas são convidativas a esta união apesar de pouco se falar sobre o assunto.

"Os princípios básicos de uma harmonização, procurando um equilíbrio de forças e seguindo os conceitos de semelhança, contraste e corte, são os mesmos. A diferença é que existem mais de 120 estilos de cervejas, com inúmeras possibilidades de serem harmonizados com todos os tipos de pratos possíveis, desde a baixa à alta gastronomia", explica Priscilla Salenave, sommelière de cervejas e Craft Ambassador da Heineken.

Quando a combinação não funciona, o paladar também sente. "O prato pode não ter realce de sabor ou o contrário. A cerveja pode ficar sem sabor algum. Dependendo da harmonização de maneira incorreta você pode até mesmo realçar um sabor que não queria", alerta a sommelière.

Por outro lado, quando o match é bom, a experiência é diferenciada e se destaca. Para isso, para uma harmonização perfeita, é necessário que se tenha equilíbrio de forças entre o prato e a cerveja. "Por exemplo, pratos mais intensos com cervejas mais intensas e alcoólicas, pratos mais leves com cervejas mais leves e refrescantes", detalha Priscilla.

Para colocar em ação esses conceitos, Priscilla Salenave escolheu oito pratos e indicou harmonizações com cerveja. Confira!


Hambúrgueres

Os hambúrgueres combinam com uma bebida encorpada. Para o prato, a sommelière sugere o consumo da Eisenbahn Pale Ale. Com 4,8% de teor alcoólico, a cerveja apresenta notas maltadas e frutadas com breve influência do lúpulo.

 

Massas

No quesito massas, uma boa harmonia é com a Eisenbahn Pale Ale. A cerveja, cuja fermentação é alta, tem sabores que lembram caramelo junto com um leve amargor do lúpulo.

 

Carnes e peixes

Para os amantes de pratos com proteína animal, a sommelière escolheu a Baden Baden IPA para carnes. Já os peixes harmonizam bem com a Blue Moon Witbier.

 

Risotos

Risoto também combina com cerveja. É o que prova a sommelière Priscilla Salenave. A sugestão de harmonização é a Baden Baden Witbier. Produzida com maltes de trigo e cevada, a cerveja não é filtrada e traz um sabor refrescante e cítrico de laranja e o toque levemente picante da semente de coentro. Uma fusão de sabores!

 

Saladas

A clássica salada feita com alface americana envolta em molho caesar e queijo parmesão e servida com frango grelhado, vai bem com a Eisenbahn Weizenbier. Com baixo amargor e teor alcoólico, a cerveja é extremamente refrescante e cai super bem para as altas temperaturas do verão.


Doces

Para finalizar a experiência gastronômica e de harmonização com cervejas, Priscilla explicou sobre os doces. Com ele, a sugestão é combinar com a Baden Baden Golden. A cerveja, do tipo Ale, é diferenciada. Ela possui um sabor adocicado, coloração dourada e aroma marcante de canela e frutas vermelhas.

Santa Catarina recebe caravana do PPA Participativo na sexta-feira Anterior

Santa Catarina recebe caravana do PPA Participativo na sexta-feira

Joinville apresenta experiências e atrativos a operadores de turismo corporativo e eventos Próximo

Joinville apresenta experiências e atrativos a operadores de turismo corporativo e eventos

Deixe seu comentário