logo RCN

Programa "Trabalho pela Liberdade" inicia parceria entre Casan e apenados em Joinville

  • Foto: ACOM / Divulgação -

Convênio entre Companhia Catarinense de Águas e Saneamento e Secretaria de Administração Penal promove ressocialização e redução de pena de apenados em regime semiaberto

Uma parceria entre a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) e a Secretaria de Administração Penal (SAP) promete ser um marco na ressocialização de apenados em regime semiaberto e de baixa periculosidade. O convênio, denominado "Trabalho pela Liberdade," é uma resposta aos desafios da superlotação nas instituições penitenciárias e visa proporcionar oportunidades de trabalho e redução de pena por meio de serviços prestados à Casan.

O projeto piloto do "Trabalho pela Liberdade" foi lançado nesta segunda-feira (30), na cidade de Joinville, com cinco apenados iniciando suas atividades de limpeza do terreno da Companhia no Bairro Bucarein. Esta iniciativa é resultado do empenho conjunto da Casan, da SAP e da Superintendência da Região do Norte Catarinense (SR03) da Polícia Penal.

O diretor administrativo da Casan, Natan Osório, destacou a importância dessa parceria: "Essa colaboração era um desejo do governador Jorginho Mello, não apenas para reintegrar os presos à sociedade, mas também para abordar o problema persistente da superlotação nas prisões." O programa prevê a atuação dos internos em serviços de limpeza, zeladoria, pintura e pequenos reparos em terrenos e prédios da Companhia. A cada três dias de trabalho, um dia de pena poderá ser reduzido, de acordo com a Lei de Execução Penal, com uma compensação financeira correspondente a um salário mínimo.

Além de proporcionar a remição da pena aos participantes, o programa também oferece benefícios para a Casan, resultando em redução de custos. Somente na limpeza do terreno em Joinville, estima-se uma economia de cerca de 50%, passando de R$30 mil para aproximadamente R$15 mil por limpeza. A área a ser mantida abrange aproximadamente 48 mil metros quadrados e requer manutenção a cada quatro meses.

O sucesso deste projeto piloto em Joinville inspirou a Casan a elaborar um plano de expansão para atingir todo o estado de Santa Catarina. As próximas cidades a receberem o programa "Trabalho pela Liberdade" incluem Araquari e Balneário Barra do Sul. "Este trabalho é de suma importância, beneficiando a Secretaria de Administração Penal, a Casan e o governo do estado de Santa Catarina como um todo," enfatizou o diretor administrativo da Casan.

Eletricistas da Celesc embarcam para competição nacional no Espírito Santo Anterior

Eletricistas da Celesc embarcam para competição nacional no Espírito Santo

Produtores rurais de Joinville podem aprimorar suas habilidades com cursos gratuitos em novembro Próximo

Produtores rurais de Joinville podem aprimorar suas habilidades com cursos gratuitos em novembro

Deixe seu comentário